Miguel Silva inicia Campeonato de Portugal de Karting KIA com triunfo na X30 Sénior

Columns: Races
Miguel Silva venceu a primeira prova do Campeonato de Portugal de Karting KIA 2020 da categoria X30, disputada este fim de semana no Kartódromo Internacional de Leiria, sob a organização do Núcleo de Desportos Motorizados local (NDML). Luís Alves e Manuel Silva completaram o pódio, enquanto Frederico Peters e Santiago Ribeiro fecharam o top-5.

Por Filipe Cairrão e Ricardo S. Araújo
Fotos Alexandre Araújo/HelloFoto


Luís Alves (Kart Republic) foi ontem o mais rápido na sessão de treinos cronometrados da categoria X30 na jornada de abertura do Campeonato de Portugal de Karting KIA 2020, completando a melhor volta em 45,372s aos 1.006 metros do traçado leiriense.
Na primeira manga de qualificação, o piloto de Guimarães dominou as operações e cortou a meta na frente de Miguel Silva (Parolin), com as posições a inverterem-se na segunda manga de qualificação, ganha pelo piloto de Lisboa.
Hoje, Luís Alves largou da pole-position na Pré-Final e teve Miguel Silva a seu lado na primeira linha grelha, com Tomás Caixeirinho (Kart Republic) e Frederico Peters (Tonykart) a partirem logo atrás. Ao longo das 16 voltas da Pré-Final, Luís Alves esteve sempre na frente do pelotão e acumulou nova vitória, enquanto Frederico Peters conseguiu subir ao 2.º lugar à passagem da quarta volta e depois manteve-se sempre nessa posição. Manuel Silva, que duas semanas antes tinha conquistado o Open de Portugal em Leiria, subiu até ao 3.º lugar na Pré-Final, terminando na frente de Miguel Silva e Tomás Caixeirinho. Seguiu-se o espanhol Alvaro Montenegro (Tonykart), que cortou a meta logo na frente de Santiago Ribeiro, embora este tenha descido ao 12.º lugar final devido a uma penalização por danos na carenagem frontal do seu kart.

Final emocionante até à bandeira xadrez 
A Final da X30, disputada em 18 voltas, foi uma das corridas mais emocionantes do fim de semana leiriense, com cinco pilotos a discutirem a vitória na última volta e a cortarem a meta separados por 0,7s.
Luís Alves era o líder do pelotão à entrada para a derradeira volta, mas Miguel Silva conseguiu superar o vimaranense e obteve assim a vitória na corrida decisiva.

Miguel Silva

Luís Alves ficou muito perto do triunfo e terminou logo na frente de Manuel Silva, que assim voltou a subir ao pódio de Leiria. Santiago Ribeiro (Birel ART) protagonizou uma excelente recuperação de oito posições desde o 12.º lugar na grelha, mas foi novamente penalizado por danos na carenagem do seu kart e terminou no 5.º posto, logo atrás de Frederico Peters, que subiu ao 4.º posto depois da penalização de Luís Leão (danos na carenagem), autor da volta mais rápida da corrida (45,377s).
Henrique Cruz (Kart Republic) fechou o fim de semana leiriense com um 7.º lugar na Final, na frente do holandês Jesse Doorgest (Tonykart) e dos espanhóis Alvaro Montenegro e Christian Dominguez (Birel ART), que completaram o top 10.
Destaque final para Luís Caetano (Charles Leclerc) que apesar de ter sido obrigado a largar da 22.ª posição na Final, conseguiu recuperar até ao 11.º lugar.

Mariana Machado, Luís Alves, Miguel Silva e Manuel Silva

A segunda prova do Campeonato de Portugal de Karting KIA disputa-se nos dias 4 e 5 de abril, no Kartódromo de Viana do Castelo.

Todas as classificações em: http://cpkarting.pt/resultados/

Created by: fcairrao - 08/03/20

Browse by Columns

RACES

INTERVIEWS

OPINION

NEXT RACES

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter