Santiago Alves venceu as duas mangas da primeira prova do CPK da categoria Juvenil

Columns: Races
Os treinos cronometrados e as mangas de qualificação da primeira prova do Campeonato de Portugal de Karting KIA 2020 da categoria Juvenil, disputaram-se hoje no Kartódromo Internacional de Leiria, sob a organização do Núcleo de Desportos Motorizados local (NDML).

Por Filipe Cairrão
Fotos Alexandre Araújo/HelloFoto


Santiago Alves (Birel ART) foi o mais rápido na sessão de treinos cronometrados da categoria Juvenil na jornada de abertura do Campeonato de Portugal de Karting KIA 2020, completando a sua melhor volta em 49,617s aos 1006 metros do traçado leiriense.
Na primeira manga de qualificação, disputada em 12 voltas, o piloto da Escola de Karting do Oeste tirou o melhor proveito da pole-position para liderar de princípio a fim – sendo o autor da volta mais rápida em 49,679 –, tendo como principal opositor Pedro Cachada (Birel ART) que se mostrou igualmente muito forte e garantiu um excelente segundo lugar.
A luta pela terceira posição foi bem interessante sobretudo no início da corrida, tendo Noah Monteiro (FA) levado a melhor, na frente de Diogo Caetano (Birel ART) e Tiago Lima (EKR). Mais atrás, outras disputas igualmente interessantes com Rodrigo Vilaça (Tonykart) a terminar na sexta posição, seguido de Manuel dos Santos (Parolin) e Martim Marques (Charles Leclerc). Contudo, Martim Marques viria a cair para a 11.ª posição devido a uma penalização de cinco segundos por danos na carenagem frontal, tendo o oitavo lugar ficado na posse de Tomás Gomes (Parolin), que largou da 15.ª posição, fazendo assim uma boa recuperação.
João Barros (Tonykart) cruzou a meta no 10.º lugar, mas sofreu uma penalização de cinco segundos por danos na carenagem e caiu para o 14.º lugar. Com um bom andamento, a espanhola Yllenia Sendon (CRG) e Gustavo Silva (Birel ART) encerraram o top-10, respetivamente, numa corrida que contou com 17 pilotos.

Corrida com várias lutas interessantes
Na segunda manga de qualificação, também disputada em 12 voltas, Santiago Alves voltou a bater toda a concorrência e a rubricar a volta mais rápida em 49,528s. A luta pela segunda posição foi desta vez mais animada, tendo Pedro Cachada levado a melhor na frente de Diogo Caetano e Noah Monteiro. Todavia, este último viria a ser penalizado com cinco segundos e caiu para a sétima posição.
Assim, Rodrigo Vilaça terminou na quarta posição e Tiago Lima e Manuel dos Santos foram os quinto e sexto posicionados, respetivamente após uma luta muito interessante.
Protagonistas de uma boa corrida também foram Tomás Gomes e Martim Marques ao cruzarem a meta nos oitavo e nono lugares, respetivamente. Contudo, os dois pilotos viriam a ser penalizados com cinco e oito segundos, pelo que caíram para os 12.º e 13.º lugares.  
A espanhola Yllenia Sendon garantiu o oitavo posto, sempre pressionada por Rodrigo Ferreira, João Barros e Gabriela Teixeira, respetivamente, numa corrida que contou com 17 pilotos.   
Com estes resultados, Santiago Alves vai amanhã largar da pole-position na Pré-Final, tendo a seu lado Pedro Cachada na grelha de partida, enquanto da segunda linha vão partir Diogo Caetano e Rodrigo Vilaça.

Todas as classificações em: http://cpkarting.pt/resultados/

Created by: fcairrao - 07/03/20

Browse by Columns

RACES

INTERVIEWS

OPINION

NEXT RACES

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter