Open de Portugal de Karting em Leiria vai atribuir os primeiros títulos de 2020

- News and Previews
O Kartódromo Internacional de Leiria vai receber no próximo fim de semana o Open de Portugal de Karting, sob a organização do Núcleo de Desportos Motorizados local (NDML). Esta competição – sob a égide da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) –, para além de atribuir os primeiros títulos de 2020, é igualmente importante para pilotos e equipas, já que o Campeonato de Portugal de Karting KIA arranca precisamente na pista de Leiria, nos dias 7 e 8 de março.

À semelhança das épocas anteriores, quase 50 pilotos distribuídos pelas categorias Iniciação, Cadete 4T, Juvenil, Júnior, X30 e X30 Super Shifter (que inclui as classes Sénior, Master e Gentleman), vão tentar conquistar o primeiro título de 2020 no Open de Portugal de Karting, feito que quem conseguir fica desde logo com a presença assegurada na habitual Gala dos Campeões da FPAK.  
Contudo, pilotos e equipas também encaram o Open de Portugal de Karting como uma prova importante para ‘ensaiar’ a jornada de abertura do Campeonato de Portugal de Karting KIA que, duas semanas depois, nos dias 7 e 8 de março, realizar-se-á precisamente na pista de Leiria.
Como principal novidade face a 2019 – também para o Campeonato de Portugal de Karting KIA e para a Taça de Portugal de Karting Tranquilidade –, regista-se a introdução da nova categoria Cadete 4T, com motores Tillotson, sendo o chassis de escolha livre, enquanto nas restantes categorias os Karts estarão equipados com os propulsores Iame, à exceção da categoria Iniciação que, como habitualmente, recorre aos motores Honda.
Outra novidade para esta época instituída pela FPAK, igualmente muito importante, é a atribuição do Prémio ‘Cartão Branco’, não só no Karting, mas em todas as disciplinas do desporto motorizado ao abrigo da FPAK. Mas no que diz respeito ao Karting, está iniciativa reveste-se ainda de maior importância, já que é a disciplina de introdução ao desporto automóvel e valores como o ‘Fair-Play’ devem ser dos primeiros a serem incutidos – por todos os intervenientes – aos jovens pilotos. Assim, o Diretor de Prova, poderá ou não, no final de cada evento, decidir atribuir o ‘Cartão Branco’ (prémio em acrílico) a um piloto que se tenha destacado pelas suas atitudes de respeito e camaradagem para com os adversários, organizações, público, entre outros. “O Cartão Branco é um recurso pedagógico que visa enaltecer condutas eticamente corretas, praticadas pelos intervenientes na atividade desportiva. O Cartão Branco resulta de uma parceria entre o PNED - Plano Nacional de Ética no Desporto, o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e a FPAK”, pode ler-se no regulamento desportivo.
Quanto ao programa desportivo, todas as categorias irão realizar uma sessão de treinos livres e outra de treinos cronometrados no sábado de manhã, enquanto à tarde, entre as 14h00 e as 16h45, todos os pilotos vão disputar duas mangas de qualificação.
Para domingo, entre as 10h30 e as 11h45, estão agendadas as Pré-Finais, enquanto as Finais serão disputadas entre as 13h40 e as 14h55, estando a cerimónia de entrega de prémios marcada para as 15h30.

Download: 

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter
Follow Us on Facebook