Rodrigo Ferreira conquista lugar no pódio no Mundial de Karting X30 Super Shifter

Columns: Races
Está concluída a 8.ª edição da Finais Internacionais Iame (normalmente designadas por Mundial Iame) e Portugal encerrou hoje a sua participação da melhor maneira ao conquistar um lugar no pódio na exigente categoria X30 Super Shifter – karts com caixa de velocidades – por intermédio de Rodrigo Ferreira, no Circuito Internacional de Le Mans, em França.

Por Filipe Cairrão
Foto Alexandre Araújo/HellFoto, em Le Mans
 
Rodrigo Ferreira, com um kart equipado com chassis Praga, mostrou logo na passada terça-feira que tinha legitimidade para ambicionar um lugar no pódio, já que foi o quinto mais rápido nos treinos cronometrados entre 31 concorrentes e depois esteve sempre em destaque nas mangas de qualificação, embora numa delas tenha sido obrigado a abandonar devido ao motor do seu kart ter ‘gripado’, o que o obrigou a arrancar hoje da 12.ª posição na Pré-Final.
Na Pré-Final – que determina a grelha de partida para a Final –, o piloto português arrancou então do 12.º posto e foi recuperando lugares até rodar na terceira posição, vindo depois a cruzar a meta no quarto posto.
Na Final, disputada em 17 voltas ao traçado francês, Rodrigo Ferreira arrancou bem e manteve-se nos lugares da frente, tendo, contudo, na sexta volta, caído para a sétima posição. Mas a partir daí foi sempre a recuperar até conquistar um excelente terceiro lugar, com o britânico Ashley Sutton (Xenon) a garantir a primeira posição e o holandês Mickey Slotman (Mach 1) a assegurar o segundo posto.
O espanhol Quique Bordas (FA) viu a bandeira xadrez na segunda posição, mas viria a ser penalizado com cinco segundos e caiu para o sétimo lugar. O dinamarquês Thomas Dam (Sodi) e o belga Gil Mertens (Sodi), completaram o top-5.

Nas restantes categorias, o irlandês Alex Ogrady (Kart Republic) venceu na Minime/Cadete, o japonês Kean Nakamura-Berta (Kart Republic) triunfou na X30 Mini e os britânicos Oliver Bearman (Kosmic), Mark Kimber (Tonykart) e Dean MacDonald (Tonykart) impuseram-se, respetivamente, na X30 Júnior, X30 Sénior e X30 Pro.

Created by: fcairrao - 19/10/19

Browse by Columns

RACES

INTERVIEWS

OPINION

NEXT RACES

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter