Guilherme de Oliveira é sensação em Le Mans no Internacional Rotax Sénior

Columns: Races
Entre 91 participantes, Guilherme de Oliveira colecionou nas mangas de qualificação da categoria Sénior um segundo, dois terceiros e um quinto lugares, pelo que garantiu com distinção a passagem à Final A. Miguel Corsino foi 84.º classificado e vai disputar a Final C na Sénior, enquanto Tomás Ribeiro – único representante português na Júnior e a correr pela primeira vez numa grande prova internacional – vai disputar a Final B. Rui Pereira e Duarte Castro também vão discutir a Final A da categoria DD2 Master. Por Filipe Cairrão


Guilherme de Oliveira (Kosmic) vai arrancar amanhã da 12.ª posição na Pré-Final da primeira edição do Troféu Internacional Rotax da categoria Sénior que está a decorrer desde quarta-feira no Circuito Internacional de Le Mans, em França.
Contudo, o piloto de Vila Nova de Gaia poderia ter assegurado a terceira posição na grelha de partida, não fosse uma avaria no seu kart na primeira manga, numa altura em que era quinto classificado. Mas nas quatro corridas seguintes, o jovem português de apenas 14 anos de idade e que se estreou este ano na categoria Sénior, foi um dos principais protagonistas ao garantir um segundo, dois terceiros e um quinto lugares, para além de ter rubricado a volta mais rápida em duas mangas.
Face a esta performance, Guilherme de Oliveira é apontado como um dos favoritos a garantir um lugar no pódio do Troféu Internacional Rotax Sénior, nesta primeira edição que reuniu cerca de 300 pilotos em seis categorias.
A Pré-Final está marcada para a 12h10 (11h10 em Portugal) e a Final – que também será disputada por 36 pilotos com a grelha de partida a ser ordenada pela classificação da Pré-Final – está agendada para as 16h36 (15h36) em Portugal.
 
Miguel Corsino e Tomás Ribeiro vivem grande experiência internacional
Miguel Corsino (Exprit) na categoria Sénior e Tomás Ribeiro (Tonykart) na categoria Júnior estão a viver em Le Mans a primeira grande competição internacional das suas carreiras.
Miguel Corsino ficou algo condicionado pelos treinos cronometrados ao ser 67.º classificado, pelo que o obrigava a largar de posições pouco favoráveis nas mangas de qualificação disputadas por quase 30 pilotos. Na primeira corrida, o piloto minhoto ainda garantiu um 18.º lugar, mas depois não conseguiu melhor e ainda foi forçado a abandonar uma corrida, pelo que terminou as mangas de qualificação no 84.º posto e vai disputar amanhã a Final C.
Tomás Ribeiro – único representante português entre os 84 juniores em Le Mans – também não teve sorte nos treinos cronometrados ao ser 57.º classificado, mas na primeira manga que disputou não baixou os braços e garantiu um positivo 11.º lugar. Contudo, com duas penalizações e ao ser forçado a abandonar na última corrida, fizeram com que o piloto de Fafe fosse 65.º classificado no final das mangas, pelo que vai disputar amanhã a Final B.
 
Rui Pereira e Duarte Castro na Final da categoria DD2 Master    
Rui Pereira e Duarte Castro, ambos a competir com chassis Birel na categoria DD2 Master – karts com caixa de velocidades para quem completou 32 anos de idade – vão disputar amanhã a Final quando forem 14h25 (13h25 em Portugal), mas antes ainda vão discutir a Pré-Final que ditará a grelha de partida para a corrida decisiva.
Rui Pereira vai largar da 7.ª posição na Pré-Final e tem legítimas aspirações para alcançar um lugar no pódio. Hoje, o piloto de Matosinhos – que ontem não teve muita sorte nos trenos cronometrados ao ser 15.º classificado – garantiu um 10.º, um 9.º e um 11.º lugares nas mangas de qualificação.
Duarte Castro também ficou algo condicionado após ter sido 17.º classificado nos treinos cronometrados e por ter sido forçado a abandonar logo na primeira manga de qualificação. Contudo, o piloto de Fafe garantiu um positivo 11.º lugar na segunda e depois um 19.º posto na terceira. Amanhã, Duarte Castro vai arrancar da Pré-Final da 20.ª posição e tudo fará para recuperar lugares que lhe permitam largar de uma posição mais favorável na Final.

Created by: fcairrao - 23/08/19

Browse by Columns

RACES

INTERVIEWS

OPINION

NEXT RACES

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter