Luís Caetano vence na X30 e Guilherme de Oliveira mantém liderança

Columns: Races
A quarta e penúltima jornada do Campeonato de Portugal de Karting KIA da categoria X30 Sénior prosseguiu hoje no Kartódromo de Viana do Castelo, com a organização a cargo do Clube Automóvel do Minho (CAM). Luís Caetano venceu a Final, Manuel Leão e Mariana Machado completaram o pódio.

Por Filipe Cairrão e Ricardo S. Araújo
Fotos Alexandre Araújo/HelloFoto e Filipe Cairrão Jerónimo


Manuel Leão, Luís Caetano, Mariana Machado e Guilherme de Oliveira 

Guilherme de Oliveira (Tonykart) assegurou ontem a pole position na sessão de treinos cronometrados da X30 e depois Luís Caetano (Madcroc) venceu a primeira manga de qualificação.
Hoje, na segunda manga de qualificação, Luís Caetano repetiu o triunfo do dia anterior e cortou a linha de meta na frente de Guilherme de Oliveira, que, no entanto, seria penalizado em cinco segundos por danos na carenagem frontal, descendo ao 8.º lugar. Lourenço Monteiro (Tonykart) subiu assim ao 2.º posto, na frente de Mariana Machado (Praga) e Manuel Leão (Exprit), enquanto Manuel Silva (Kart Republic) voltou a demonstrar a sua evolução em Viana do Castelo, terminando a segunda manga no top 5. Gabriel Caçoilo (Tonykart) foi o 6.º classificado e Tomás Caixeirinho recuperou nada menos de 14 posições, terminando no 7.º posto e com a volta mais rápida da corrida (44,619s).
Com o somatório dos resultados nas mangas de qualificação, Luís Caetano garantiu a pole position para Final, tendo Lourenço Monteiro a seu lado na primeira linha, enquanto Manuel Leão e Mariana Machado partilhavam a segunda linha da grelha. Na Final, disputada em 17 voltas, Luís Caetano confirmou a sua rapidez e venceu também a corrida decisiva em Viana do Castelo, fechando um fim de semana praticamente perfeito. O jovem piloto de Leiria garantiu as primeiras vitórias da sua (curta) carreira, iniciada em 2018. Manuel Leão conseguiu manter-se na frente de um trio onde também estavam Guilherme de Oliveira e Mariana Machado, os dois principais candidatos ao título após Viana do Castelo. O líder do CPK foi penalizado em três segundos, por ultrapassagem em bandeiras amarelas, com Mariana Machado a terminar a prova minhota no 3.º lugar, na frente de Guilherme de Oliveira (autor da volta mais rápida, em 44,491s) e Lourenço Monteiro. O jovem venezuelano de origem checa, Zdenek Chovanec (Exprit), recuperou até ao 6.º lugar, depois de ter sido apenas 9.º após as mangas, enquanto Gabriel Caçoilo terminou no 7.º posto final. João Mendes (Praga) também fez uma recuperação notável e subiu 10 posições na corrida decisiva, terminando em 8.º, enquanto o espanhol Sergio Rodriguez (Sodikart) foi 9.º após ter largado de 14.º, cortando a linha de meta na frente de Manuel Alves (Tonykart), que garantiu o top 10 na sua estreia no CPK em 2019. O espanhol David Represas (CRG) também recuperou até ao 11.º lugar (largou de 19.º), na frente do compatriota Christian Dominguez (CRG), de Matilde Fidalgo (Sodikart), do espanhol Manuel Diz (Kosmic), de Tomás Guedes (DR) e de Martim Fidalgo (Sodikart). Num fim de semana onde deu nas vistas nas mangas, Manuel Silva foi um dos grandes azarados da Final e terminou no 17.º posto. Rodrigo Lessa (Tonykart) e o espanhol Alvaro Garcia (Tonykart) ficaram na escapatória e não conseguiram terminar a Final, com Daniel Moura (Kart Republic) e Tomás Caixeirinho (Kart Republic) a completarem a classificação em Viana do Castelo.
A quinta e última prova do Campeonato de Portugal de Karting KIA está agendada para os dias 14 e 15 de setembro e será disputada no Kartódromo de Baltar, novamente sob a organização do Clube Automóvel do Minho (CAM).
 
Todas as classificações em: http://cpkarting.pt/resultados/

Luís Caetano

Manuel Leão

Mariana Machado

Guilherme de Oliveira

Lourenço Monteiro

Categoria Sénior

Created by: fcairrao - 14/07/19

Browse by Columns

RACES

INTERVIEWS

OPINION

NEXT RACES

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter