Tomás Ribeiro garante vitória na Júnior e Luís Alves continua líder

Columns: Races
A quarta e penúltima jornada do Campeonato de Portugal de Karting KIA da categoria Júnior prosseguiu hoje no Kartódromo de Viana do Castelo, com a organização a cargo do Clube Automóvel do Minho (CAM). Tomás Ribeiro venceu a Final, enquanto Henrique Cruz e Luís Alves completaram o pódio.

Por Filipe Cairrão e Ricardo S. Araújo
Fotos Alexandre Araújo/HelloFoto e Filipe Cairrão Jerónimo



Henrique Cruz, Tomás Ribeiro e Luís Alves no pódio da categoria Júnior
 
Líder do campeonato à chegada a Viana do Castelo, Luís Alves (Kart Republic) começou o fim de semana da melhor forma, ao conseguir a pole position nos treinos cronometrados e ao vencer a manga de sábado.
Hoje, na segunda manga de qualificação, Pedro Perino (Tonykart) liderou a corrida durante a primeira volta, mas Luís Alves assumiu o comando logo a seguir. O piloto de Guimarães teve sempre Ivan Domingues (Madcroc) por perto e o leiriense conseguiria passar para a frente na oitava volta, garantindo depois o triunfo na segunda manga. Após ter descido para 3.º, Luís Alves ainda conseguiu recuperar até ao 2.º posto, com a volta mais rápida da corrida (46,309s), enquanto Tomás Ribeiro (Tonykart) terminou logo atrás do vimaranense. Miguel Silva (Praga) também terminou no grupo dos quatro primeiros, enquanto mais atrás Henrique Cruz (Tonykart) fechou o top 5 após uma notável de recuperação de seis lugares. Diogo Martins (Tonykart) também fez uma corrida ao ataque, subindo oito posições até ao 6.º posto, na frente de José Barros (Kosmic), Santiago Ribeiro (Birel ART) e Pedro Perino (Tonykart), que completaram o top 10.
Com o somatório dos resultados nas mangas de qualificação, Luís Alves largou da pole position para a Final, partilhando a primeira linha da grelha com Ivan Domingues, enquanto Tomás Ribeiro e Miguel Silva largaram logo atrás. Na corrida decisiva, disputada em 17 voltas, Ivan Domingues e Luís Alves protagonizaram um espetacular duelo pela vitória, favorável ao jovem leiriense, que, no entanto, foi penalizado em sete segundos por condução antidesportiva, descendo ao 4.º lugar. Luís Alves cortou a linha de meta logo atrás, mas também foi penalizado em cinco segundos, por danos na carenagem frontal do seu kart, descendo ao 3.º posto. Tomás Ribeiro foi o vencedor da categoria Júnior em Viana do Castelo, repetindo assim o triunfo obtido em Fátima. O piloto de Fafe subiu ao pódio acompanhado por Henrique Cruz, que fez mais uma corrida de recuperação, desde o 6.º lugar da grelha, e por Luís Alves. Luís Leão (Exprit) também terminou no top 5, com o jovem portuense a recuperar quatro lugares na Final, tal como Duarte Pinto Coelho (Tonykart), que foi o 6.º classificado. Seguiram-se Miguel Silva e Pedro Perino, enquanto Diogo Martins foi penalizado em cinco segundos por danos na carenagem frontal, descendo ao 9.º lugar final, na frente do estreante Gonçalo Ferreira (Tonykart). David Sobreiro (Kart Republic) foi o 11.º classificado, na frente de Manuel Soares (Kart Republic), do azarado Santiago Ribeiro, penalizado em cinco segundos por danos na carenagem frontal, e José Barros, que foi obrigado a abandonar à passagem da quarta volta.   
A quinta e última prova do Campeonato de Portugal de Karting KIA está agendada para os dias 14 e 15 de setembro e será disputada no Kartódromo de Baltar, novamente sob a organização do Clube Automóvel do Minho (CAM).
 
Todas as classificações em: http://cpkarting.pt/resultados/

Tomás Ribeiro

Henrique Cruz

Luís Alves

Ivan Domingues

Luís Leão

Partida da Corrida Final

Created by: fcairrao - 14/07/19

Browse by Columns

RACES

INTERVIEWS

OPINION

NEXT RACES

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter