Noah Monteiro vence em Viana e passa para o comando da Cadete

Columns: Races
A quarta e penúltima jornada do Campeonato de Portugal de Karting KIA da categoria Cadete prosseguiu hoje no Kartódromo de Viana do Castelo, com a organização a cargo do Clube Automóvel do Minho (CAM). Noah Monteiro venceu a Final, enquanto Tiago Lima e Tomás Gomes completaram o pódio.

Por Filipe Cairrão e Ricardo S. Araújo
Fotos Alexandre Araújo/HelloFoto e Filipe Cairrão Jerónimo



Tiago Lima (2.º), Noah Monteiro (1.º) e Tomás Gomes (3.º) no pódio da categoria Cadete, ao qual foram chamados Martim Marques (fato verde e preto) e Maria Germano Neto (fato azul), pilotos que foram 'abalroados' quando podiam vencer.
 
Pedro Cachada, com chassis Mad Croc, foi o ontem mais rápido nos treinos cronometrados ao estabelecer a melhor marca em 57,260s e João Maria Gouveia (Praga) venceu a primeira manga de qualificação.
João Maria Gouveia largou hoje da pole-position na segunda manga de qualificação, igualmente disputada em 9 voltas. O piloto de Lisboa voltou a vencer numa corrida muito emotiva, em que Maria Germano Neto (Praga) também passou para a liderança, mas na penúltima volta caiu para a 16.ª posição.
Noah Monteiro (Parolin) cruzou a meta na segunda posição, terminando logo a seguir Tiago Lima (EKR) e Pedro Cachada (Mad Croc) nas terceira e quarta posições, respetivamente. Mas Pedro Cachada viria a ser penalizado com cinco segundo por ter a carenagem frontal danificada e caiu para o oitavo lugar, pelo que Rodrigo Seabra passou para a quarta posição, seguindo-se Martim Marques (Tonykart) – que chegou a rodar na primeira posição e foi o autor da volta mais rápida com o tempo de 52,308s –, Tomás Gomes (Kart Republic), José Maria Gouveia (Praga) – penalizado com três segundos por saída parcial dos corredores no momento da partida –, Pedro Cachada (Madcroc), Rodrigo Ferreira (Tonykart) e João Barros (Kosmic) que fecgou o top-10-
Santiago Alves (Mad Croc) – que também rodou na quinta posição – foi 11.º classificado, na frente de Gabriela Teixeira (Praga), Pedro Soares (Sodikart), Beatriz Costa (Praga), António Teixeira (Kosmic). Diogo Caetano (Birel ART) foi forçado a abandonar à passagem da terceira volta.
Na Final, disputada em 11 voltas, João Maria Gouveia – com duas vitórias nas mangas de qualificação – partiu da pole-position, mas Martim Marques arrancou melhor e passou para a liderança.
A partir da quarta volta, Maria Germano Neto, que havia largado da nona posição passou para o comando e a discutir a vitória com Martim Marques, intrometendo-se também Pedro Cachada, Noah Monteiro e Tiago Lima.
A poucos metros para a bandeira xadrez, quando Maria Germano e Martim Marques se preparavam para cruzar a meta, João Maria Gouveia – que tinha quase uma volta de atraso –, bateu no kart de Maria Germano Neto que, por sua vez, bateu no kart de Martim Marques. Ambos foram colocados assim fora de pista e viram-se privados de festejar uma vitória ou um segundo lugar. Com este incidente, João Maria Gouveia foi desclassificado do evento, mas o principal prejuízo foi para Maria Germano Neto que passou da primeira para a segunda posição do campeonato, assim como para Martim Marques que poderia ter ganho a Final ou ter terminado no segundo lugar.
Noah Monteiro, que também esteve muito forte durante todo o fim de semana, sendo segundo classificado após as mangas de qualificação, venceu a Final, enquanto Tiago Lima e Tomás Gomes completaram o pódio. Dois pilotos que também estiveram em grande destaque ao longo do fim de semana, assim como Santiago Alves – autor da volta mais rápida em 52,359s – e Rodrigo Seabra que fecharam o top-5.
José Maria Gouveia assegurou a sexta posição, seguindo-se Rodrigo Ferreira, Diogo Caetano – penalizado com cinco segundos por ter a carenagem frontal danificada –, Gabriel Teixeira e João Barros no top-10.
Beatriz Costa foi 11.ª classificada, Maria Germano Neto e Martim Marques, foram os 12.º e 13.º posicionados, respetivamente, pelas razões que já mencionámos, Pedro Cachada foi forçado a abandonar a três voltas do final, assim como Pedro Soares e António Teixeira. 
A quinta e última prova do Campeonato de Portugal de Karting KIA está agendada para 14 e 15 de setembro e será disputada no Kartódromo de Baltar, novamente sob a organização do Clube Automóvel do Minho (CAM).
 
Todas as classificações em: http://cpkarting.pt/resultados/


Noah Monteiro

Tiago Lima

Tomás Gomes

Santiago Alves

Rodrigo Seabra
 

Created by: fcairrao - 14/07/19

Browse by Columns

RACES

INTERVIEWS

OPINION

NEXT RACES

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter