CPK Viana: Luís Caetano estreia-se a ganhar na categoria X30 Sénior

Columns: Races
A quarta e penúltima prova do Campeonato de Portugal de Karting KIA da categoria X30 Sénior começou este sábado, no Kartódromo de Viana do Castelo, sob a organização do Clube Automóvel do Minho.

Por Filipe Cairrão e Ricardo S. Araújo
Fotos Alexandre Araújo/HelloFoto e Filipe Cairrão Jerónimo


Luís Caetano (437) venceu a manga de qualificação e Guilherme de Oliveira (414) fez a pole-position

Na categoria X30 Sénior, para pilotos que completem 14 anos de idade em 2019, Guilherme de Oliveira era o líder do CPK à chegada a Viana do Castelo, com 92 pontos, enquanto Zdenek Chovanec surgia no segundo lugar com 65,5 e Mariana Machado estava no terceiro posto com 62 pontos.
Hoje, a sessão de treinos cronometrados foi extremamente equilibrada, já que Guilherme de Oliveira (Tonykart) garantiu a pole position com escassos 0,008s de vantagem sobre Manuel Leão (Exprit), 0,038s sobre Luís Caetano (Madcroc), 0,051s obre Manuel Silva (Kart Republic) e 0,062s sobre Lourenço Monteiro (Tonykart).
Na primeira manga de qualificação, Guilherme de Oliveira liderou as primeiras duas voltas, mas Luís Caetano passou para a frente durante a terceira volta e nunca mais perdeu essa posição. Foi a primeira vitória em mangas de qualificação para o jovem piloto de Leiria, que se estreou no Karting de competição em 2018. Apesar de ter descido ao 4.º lugar, Guilherme de Oliveira ainda conseguiu recuperar até à 2.ª posição, garantindo um resultado importante no arranque do fim de semana, já que os seus principais adversários no CPK, Zdenek Chovanec (8.º) e Mariana Machado (6.º) terminaram mais atrás, embora a piloto de Vila Verde tenha registado a volta mais rápida da corrida (44,585s).
Lourenço Monteiro completou os lugares do pódio na primeira manga de qualificação, seguido pelo seu companheiro de equipa, Manuel Leão, com Gabriel Caçoilo a completar o top 5. Manuel Silva chegou a rodar no 3.º lugar mas acabou em 7.º, enquanto Manuel Alves (Tonykart) e Alvaro Garcia (Tonykart) completaram o top 10, com o piloto espanhol a ser penalizado em cinco segundos por danos na carenagem frontal do seu kart. O seu compatriota Sergio Rodriguez (Sodikart) foi 11.º na manga inaugural, seguindo-se Tomás Guedes (DR), Christian Dominguez (CRG), Rodrigo Lessa (Tonykart), David Represas (CRG), Manuel Diz (Kosmic), os irmãos Matilde e Martim Fidalgo (Sodikart), Daniel Moura (Kart Republic), João Mendes (Praga) e Tomás Caixeirinho (Kart Republic).
Amanhã, a partir das 11h50 disputa-se a segunda manga de qualificação da X30 Sénior, enquanto a Final (17 voltas) está agendada para as 15h00 e a cerimónia de entrega de prémios para as 16h00.

Created by: fcairrao - 13/07/19

Browse by Columns

RACES

INTERVIEWS

OPINION

NEXT RACES

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter