Adrián Malheiro soma mais uma vitória no Troféu Rotax Mini-Max em Baltar

Columns: Races

Por Filipe Cairrão e Ricardo S. Araújo
Fotos Alexandre Araújo/HelloFoto e Filipe Cairrão Jerónimo

A terceira jornada dupla do Troféu Rotax 2019 arrancou este sábado no Kartódromo de Baltar, sob a organização do Motorsport Viana Clube. A competição, como habitualmente, apurará o representante nacional de cada categoria nas Finais Mundiais Rotax, que este ano serão disputadas no Circuito Internacional de Nápoles, em Itália, entre 19 e 26 de outubro.
Depois das duas primeiras jornadas duplas, em Palmela e Viana do Castelo, Adrián Malheiro era o líder da categoria Mini-Max, com 430 pontos, logo seguido por João Oliveira (411 pontos), pelo espanhol Guillermo Pernía (398), por Miguel Couteiro (398) e por José Pinheiro (392).
Nos treinos cronometrados em Baltar, Adrián Malheiro (Praga) começou por assegurar a pole position para a Final 1, com uma volta em 50,850s, sendo acompanhado na primeira linha da grelha por Miguel Couteiro (Parolin), enquanto Guillermo Pernía (Tonykart) e Pedro Rilhado (Birel ART) partiam logo atrás, na segunda linha.
Na Final 1, disputada em 12 voltas ao traçado de 1.020 metros, Guillermo Pernía liderou as duas primeiras voltas, até ser superado por Adrián Malheiro, que a partir daí construiu uma vantagem confortável sobre a concorrência. O jovem luso-espanhol venceu a primeira corrida do fim de semana, com 4,659s de vantagem sobre Guillermo Pernía, que foi pressionado na fase final por João Oliveira (Tonykart), autor de uma excelente recuperação desde o sexto lugar da grelha. José Pinheiro (Praga) foi o 4.º classificado, depois de ter chegado a rodar em 3.º, enquanto Pedro Rilhado completou o top 5. Miguel Couteiro, que chegou a passar pelo 2.º lugar na fase inicial da corrida, terminou a Final 1 no 6º posto, na frente de João Pinto Coelho (Tonykart), Henrique de Oliveira (FA) e João Dinis (FA).
Na Final 2, domínio absoluto de Adrián Malheiro, que liderou da primeira à última volta, obtendo ainda a volta mais rápida da corrida (51,433s). Depois de ter largado do 5.º lugar, João Oliveira voltou a fazer uma excelente recuperação e terminou no 2.º posto, enquanto José Pinheiro foi o 3.º classificado, na frente de Miguel Couteiro e João Pinto Coelho, que completou o top 5. Pedro Rilhado foi o 6º classificado, Henrique de Oliveira terminou a Final 2 no 7.º posto, o espanhol Guillermo Pernía não conseguiu desta feita ir além do 8.º lugar, enquanto João Dinis completou a classificação da derradeira corrida deste sábado. Após o final da prova, José Pinheiro viria a ser penalizado em 10 segundos e descceu ao sexto lugar. 
No somatório dos resultados das duas Finais, Adrián Malheiro venceu a primeira prova do fim de semana, reforçando o comando do campeonato, com João Oliveira e Miguel Couteiro a subirem também ao pódio em Baltar. Guillermo Pernía foi quarto classificado, Pedro Rilhado fechou o top 5, na frente de José Pinheiro, João Pinto Coelho, Henrique de Oliveira e João Dinis.
Amanhã, entre as 08h20 e as 16h10 cumpre-se o segundo dia desta terceira jornada dupla do Rotax Max Challenge Portugal 2019.
 
Todas as classificações em:
http://www.apex-timing.com/goracing/results.php?path=/korridas/2019/baltar/

Created by: fcairrao - 29/06/19

Browse by Columns

RACES

INTERVIEWS

OPINION

NEXT RACES

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter