Christian Costoya entra a vencer Troféu Rotax da categoria Micro-Max em Baltar

Columns: Races

Por Filipe Cairrão e Ricardo S. Araújo
Fotos Miguel Araújo/HelloFoto e Filipe Cairrão Jerónimo
 
O Rotax Max Challenge Portugal 2019 da categoria Micro-Max está a cumprir a terceira jornada dupla no Kartódromo de Baltar, sob a organização do Motorsport Viana Clube, competição que apura o vencedor de cada categoria para as Finais Mundiais Rotax, que este ano serão disputadas no Circuito Internacional de Nápoles, em Itália, entre 19 e 26 de outubro.
O espanhol Christian Costoya chegou ao traçado do concelho de Paredes na liderança com 423 pontos, seguindo-se João Maria Gouveia (403), Rodrigo Vilaça (396), Salvador Trindade (391) e Pedro Barbosa (362) no top-5.
Christian Costoya, com chassis Tonykart, foi o mais rápido nos treinos cronometrados com a marca de 53,281s aos 1020 metros da pista nortenha e garantiu a pole-position para a Final 1, tendo a seu lado na grelha de partida Salvador Trindade (Birel ART). Da segunda linha, largou Rodrigo Vilaça (Tonykart) e João Maria Gouveia (Praga).
Na Final 1, disputada em 12 voltas, o piloto espanhol largou bem e liderou de princípio a fim (com a volta mais rápida em 53,648s) apesar das investidas de Salvador Trindade, João Maria Gouveia e Rodrigo Vilaça que fecharam o top-4, respetivamente.
Martim Marques (Tonykart) viu a bandeira xadrez na quinta posição, mas uma penalização de cinco segundos relegou-o para o sétimo lugar, tendo Pedro Cachada (Madroc) e Gonçalo Pereira (Praga) ascendido às quinta e sexta posições, respetivamente. Pedro Barbosa (Tonykart) – também penalizado em cinco segundos – foi oitavo classificado, na frente de Ricardo Gonçalves (Praga), Afonso Pinto Soares (EKR), enquanto Martim Meneses (Tonykart) abandonou foi forçado a abandonar a duas voltas do final.    
Na Final 2, também disputada em 12 voltas, Christian Costoya voltou a largar da pole-position, igualmente com Salvador Trindade a seu lado e com Rodrigo Vilaça e João Maria Gouveia a arrancarem da segunda linha.
O piloto espanhol revelou-se novamente bastante eficaz e voltou a triunfar, contando, tal como na Final 1, com forte oposição, desta vez oferecida sobretudo por Salvador Trindade, que foi segundo classificado. Na luta pelo terceiro lugar, João Maria Gouveia – autor da volta mais rápida em 53,685s – venceu o duelo com Rodrigo Vilaça, sendo igualmente animada a discussão pela entrada no top-5. Neste particular, Gonçalo Pereira levou a melhor, seguindo-se Martim Marques, Pedro Cachada e Pedro Barbosa.
Ricardo Gonçalves terminou na nona posição, na frente de Martim Meneses e Afonso Pinto Soares, respetivamente.   
No somatório dos resultados das duas Finais, Christian Costoya venceu o primeiro dia desta terceira jornada dupla, enquanto Salvador Trindade e João Maria Gouveia completaram o pódio. Rodrigo Vilaça e Gonçalo Pereira fecharam o top-5.
Pedro Cachada foi sexto classificado, na frente de Martim Marques, Pedro Barbosa, Ricardo Gonçalves, Martim Meneses e Afonso Pinto Soares.
Amanhã, entre as 08h20 e as 16h10 cumpre-se o segundo dia desta terceira jornada dupla do Rotax Max Challenge Portugal 2019.
 
Todas as classificações em:
http://www.apex-timing.com/goracing/results.php?path=/korridas/2019/baltar/

Created by: fcairrao - 29/06/19

Browse by Columns

RACES

INTERVIEWS

OPINION

NEXT RACES

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter