Afonso Ferreira vence prova emotiva no Troféu Rotax Academy em Viana do Castelo

Columns: Races

Por Filipe Cairrão e Ricardo S. Araújo
Fotos Miguel Araújo/HelloFoto e Filipe Cairrão Jerónimo
 
A segunda jornada dupla do Troféu Rotax 2019 prosseguiu este domingo no Kartódromo de Viana do Castelo, sob a organização do Motorsport Viana Clube. Na categoria Micro Academy, Afonso Ferreira (Praga) obteve o melhor tempo na sessão de treinos cronometrados, com uma volta em 50,804s, sendo acompanhado na primeira linha da grelha da Final 1 por Tomás Gomes (Tonykart), com David Luís (FA) e Tomás Lobo (DR) logo atrás.  
A Final 1 foi uma das corridas mais espetaculares do dia, já que Afonso Ferreira e Tomás Gomes proporcionaram ultrapassagens e momentos de grande emoção, mas sempre com grande fair play. A vitória e a volta mais rápida ficaram para Afonso Ferreira, com apenas 0,199s de vantagem para Tomás Gomes, com David Luís, que ainda acompanhou estes dois pilotos nas voltas iniciais, a terminar no 3.º lugar. Vencedor da prova de sábado, João Maria Pereira (Birel ART) foi o 4.º classificado na primeira corrida de domingo, na frente dos espanhóis Gonzalo Pernía (Tonykart) e Oliver Doctor (Energy), de João Barros (Tonykart), que tinha falhado as duas corridas de ontem, de António Teixeira (Kosmic), e do azarado Tomás Lobo, que foi obrigado a abandonar à passagem da terceira volta.       
Mas se o triunfo na Final 1 foi discutido a dois, a derradeira corrida em Viana do Castelo teve três protagonistas na luta pela vitória, Tomás Gomes (que largou da pole), Afonso Ferreira e David Luís. Afonso Ferreira e Tomás Gomes alternaram na liderança, sempre com David Luís muito perto, até que o jovem piloto de Vila Nova de Famalicão conseguiu ganhar preciosos metros de vantagem sobre Tomás Gomes e David Luís na última volta, obtendo a vitória na Final 2 e na prova de domingo. Tomás Gomes foi o 2.º classificado, demonstrando, tal como Afonso Ferreira e David Luís (3.º e autor da volta mais rápida, em 51,124s), um grande fair play nas manobras de ultrapassagem ao longo da corrida. O espanhol Gonzalo Pernía terminou no 4.º lugar, João Pereira foi o 5.º classificado, seguido por Tomás Lobo, João Barros, Oliver Doctor e António Teixeira.
Com o somatório dos resultados das duas corridas, Afonso Ferreira foi o vencedor da prova deste domingo, com 110 pontos, seguido por Tomás Gomes e David Luís, que também subiram ao pódio de Viana do Castelo. Depois de ter ganho a prova de sábado, João Maria Pereira foi desta feita o 4.º classificado final, na frente do jovem espanhol Gonzalo Pernía, que completou o top 5. João Barros (filho do ex-campeão nacional, João Barros) foi o 6.º classificado, seguido por Oliver Doctor, Tomás Lobo e António Teixeira. A terceira jornada dupla do Troféu Rotax será disputada nos dias 29 e 30 de junho, no Kartódromo de Baltar.
 
Todas as classificações em:
http://www.apex-timing.com/goracing/results.php?path=/korridas/2019/viana/

Created by: fcairrao - 26/05/19

Browse by Columns

RACES

INTERVIEWS

OPINION

NEXT RACES

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter