Ivan Domingues estreou-se em França no Campeonato Europeu de Karting FIA

Columns: Races

Por Filipe Cairrão
 
Ivan Domingues está a cumprir a primeira época a tempo inteiro na categoria Júnior em solo luso – venceu a Taça de Portugal da especialidade em novembro de 2018 na primeira vez que correu com um kart Júnior – e em termos internacionais estreou-se no início deste ano na categoria OK-Júnior nas Word Series Karting (WSK), onde, na Super Master, apesar de enfrentar 81 concorrentes, garantiu a tão ambicionada presença numa Final reservada aos 34 melhores classificados após as várias mangas de qualificação e uma pré-final.
No passado fim de semana, no circuito francês de Angerville, foi a vez do jovem piloto de Leiria, de apenas 13 anos de idade, fazer a sua estreia no Campeonato da Europa de Karting FIA, competição que desde 2016 não tinha representantes portugueses.
Tal como nas WSK, Ivan Domingues, aos comandos de um kart equipado com chassis Croc promotion e motor TM, juntamente com os mecânicos portugueses Bruno Lisboa e Miguel Max Almeida, integrou o vasto pelotão da categoria OK-Júnior com 81 pilotos.
Numa pista que desconhecia por completo, nos treinos cronometrados não foi muito feliz, mas nas duas primeiras mangas de qualificação, entre 34 concorrentes, garantiu um 15.º lugar e depois um 18.º. Contudo, nas duas mangas seguintes, não teve como evitar um embate num conjunto de karts que se envolveu à sua frente e foi forçado a abandonar. Estas duas desistências foram determinantes para que não se qualificasse para a Final, ganha pelo finlandês Tuuka Taponen, com chassis Redspeed e motor Iame, sendo os pneus Vega obrigatórios para todos os concorrentes.
A título de curiosidade, Enzo Trulli (CRG), filho de Jarno Trulli, foi 28.º classificado, Lorenzo Patrese (Kart Republic), filho de Riccardo Patrese – também ex-piloto de Fórmula 1 – não conseguiu o apuramento para a Final. Andrea Kimi Antonelli (Kart Republic), que tem sido apontado como uma das grandes promessas do automobilismo internacional, terminou na 16.ª posição.
A segunda prova do Campeonato da Europa de Karting FIA da categoria OK-Júnior será disputada entre 16 e 19 de maio no circuito belga de Genk.     

Created by: fcairrao - 25/04/19

Browse by Columns

RACES

INTERVIEWS

OPINION

NEXT RACES

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter