Campeonato de Portugal de Karting KIA prossegue este fim de semana em Fátima

Columns: Races

Por Filipe Cairrão
Foto Alexandre Araújo/HelloFoto
 
O Campeonato de Portugal de Karting prossegue no próximo fim de semana no Kartódromo de Fátima, com a realização da segunda prova, a cargo do Núcleo de Desportos Motorizados de Leiria (NDML). Mais de sete dezenas de pilotos disputaram a jornada inaugural no Bombarral e é previsível que igual número de concorrentes volte a proporcionar um bom espetáculo numa pista que não recebe a caravana do Karting nacional desde 2015.
 
Curiosamente, tal como há quatro anos, a imprevisibilidade quanto às condições atmosféricas vai muito provavelmente marcar a segunda prova do Campeonato de Portugal de Karting KIA, agendada para o próximo fim de semana, dias 13 e 14 de abril.
Será mais um motivo de interesse para quem se vai deslocar ao Kartódromo de Fátima, já que as apostas em termos de afinações e escolha de pneus poderão ser determinantes para o desfecho das várias corridas que serão disputadas no sábado e no domingo.
 
Os líderes nas diferentes categorias
À partida para a segunda jornada do Campeonato de Portugal de Karting KIA, Hugo Marreiros está no topo da tabela classificativa da categoria X30 Super Shifter à geral com 37,5 pontos, assim como da classe Master (dos 32 aos 45 anos de idade), totalizando mais 7,5 do que Tiago Teixeira que lidera a classe Sénior (dos 16 aos 31 anos de idade). Na jornada de abertura, disputada no Bombarral, não alinharam pilotos da classe Gentleman, destinada a quem tem mais de 45 anos de idade, mas em Fátima já os poderemos ver a pilotar os potentes karts com motores IAME de 175cc e com caixa de velocidades, pois embora a lista de inscritos ainda não seja conhecida na totalidade, Manuel Ramos – campeão Gentleman em 2018 – já garantiu que irá estar em Fátima para competir.
Na categoria X30 Sénior, para pilotos que completem 14 anos de idade em 2019, Mariana Machado é líder com 37,5 pontos e soma mais 9 do que Zdenek Chovanek, segundo classificado, enquanto Guilherme de Oliveira dispõe de 22.
Luís Alves comanda a categoria Júnior (dos 12 aos 14 anos de idade) com 37,5 pontos. Henrique Cruz com 27 e Ivan Domingues com 23 pontos são os segundo e terceiro posicionados, respetivamente, à partida para a prova de Fátima. 
Na categoria Juvenil, para pilotos dos 10 aos 12 anos de idade, o campeão em título Adrián Malheiro é líder com 37,5 pontos e soma mais 10,5 do que José Pinheiro e João Oliveira, que surgem nos segundo e terceiro lugares, respetivamente, com os mesmos pontos.
Maria Germano Neto está na liderança da categoria Cadete (dos 7 aos 10 anos de idade) com 37,5 pontos, Diogo Caetano é segundo classificado com 27 e Noah Monteiro surge na terceira posição com 25,5 pontos.
Na categoria Iniciação, para pilotos dos 5 aos 7 anos de idade, Romeu Mello é líder com 37,5 pontos e soma mais 10,5 do que Guilherme Morgado e Xavier Lázaro, os segundo e terceiro classificados, respetivamente, com os mesmos pontos.
 
Horário da prova
No sábado de manhã, dia 13 de abril, todas as categorias têm três sessões de treinos livres (10 minutos cada) e à tarde, entre as 14h00 e as 15h15, realiza-se a sessão única de treinos cronometrados de 10 minutos que determinará a grelha de partida para as 1.ªs manga de qualificação que serão disputadas entre as 15h30 e as 16h45. 
Para domingo, dia 14 de abril, depois dos treinos de carburação entre as 09h00 e as 10h15, estão agendadas as 2.ªs mangas de qualificação entre as 10h30 e as 12h10, enquanto as Finais serão disputadas entre as 13h40 e as 15h20, estando a cerimónia de entrega de prémios agendada para as 16h00.

Created by: fcairrao - 09/04/19

Browse by Columns

RACES

INTERVIEWS

OPINION

NEXT RACES

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter