João Oliveira vence segunda prova do Troféu Rotax Mini-Max em Palmela

Columns: Races

Por Filipe Cairrão e Ricardo S. Araújo
Fotos Alexandre Araújo/HelloFoto e Filipe Cairrão Jerónimo
 
A primeira jornada dupla do Troféu Rotax 2019 prosseguiu este domingo no Kartódromo Internacional de Palmela, sob a organização do Motorsport Viana Clube. A competição, como habitualmente, apurará o representante nacional de cada categoria nas Finais Mundiais Rotax, que este ano serão disputadas no Circuito Internacional de Nápoles, em Itália, entre 19 e 26 de outubro.
Face ao ano anterior, existiram mudanças quanto à fórmula de competição, passando agora disputar-se uma prova (duas finais) no sábado e outra prova no domingo, com os respetivos pódios a realizarem-se no final de cada dia.
Na categoria Mini-Max, Miguel Couteiro (Parolin) começou este segundo dia de competição com o melhor tempo nos treinos cronometrados, ao rodar em 53,434s, garantindo a pole position para a Final 1 e tendo João Oliveira (Tonykart) a seu lado na primeira linha da grelha. Mais atrás, José Pinheiro (Praga) e o espanhol Guillermo Pernía (Tonykart) largaram da segunda linha da grelha para a primeira corrida do dia.
Na Final 1, João Oliveira saltou para o comando logo na primeira volta e depois fez uma corrida praticamente perfeita, registando a volta mais rápida (54,009s) e vencendo com 1,519s de vantagem sobre Guillermo Pernía. O piloto espanhol também rodou na segunda posição durante toda a corrida, enquanto atrás de si Miguel Couteiro, Adrián Malheiro e José Pinheiro discutiam o derradeiro lugar do pódio, com vantagem para Malheiro, que havia recuperado desde a quinta posição na grelha. O autor da pole, Miguel Couteiro, foi o quarto classificado da Final 1, na frente de José Pinheiro, Diogo Castro e Pedro Rilhado. Mais atrás, terminou um grupo composto por João Dinis, Henrique de Oliveira e Tomás Rodrigues.
Na Final 2, João Oliveira voltou a assumir a liderança após o arranque e o piloto da Batalha manteve-se sempre no comando ao longo das 12 voltas da corrida. Tal como tinha acontecido na Final 1, o espanhol Guillermo Pernía foi o mais direto perseguidor de João Oliveira, seguido por Adrián Malheiro, que voltou a estar muito forte nas voltas finais, onde superou Miguel Couteiro. Na derradeira volta, Diogo Castro também conseguiu ultrapassar José Pinheiro e garantiu o quinto lugar na frente do vimaranense. Pedro Rilhado foi o sétimo classificado e Henrique de Oliveira foi o oitavo, seguido por João Pinto Coelho, João Dinis e Tomás Rodrigues.
No somatório dos resultados das Finais, João Oliveira foi o vencedor deste segundo dia de competição em Palmela, sendo acompanhado no pódio pelo espanhol Guillermo Pernía e por Adrián Malheiro. O top 5 final ficou completo com Miguel Couteiro e José Pinheiro, este em igualdade pontual com Diogo Castro mas com vantagem pela performance nos treinos cronometrados. Pedro Rilhado foi o sétimo classificado, João Pinto Coelho foi oitavo, enquanto Henrique de Oliveira e João Dinis fecharam o top 10, seguidos por Tomás Rodrigues.
A segunda jornada dupla está marcada para 25 e 26 de maio e será disputada no Kartódromo de Viana do Castelo.
 
Todas as classificações em:
http://www.apex-timing.com/goracing/results.php?path=/korridas/2019/palmela/

Created by: fcairrao - 24/03/19

Browse by Columns

RACES

INTERVIEWS

OPINION

NEXT RACES

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter