Tomás Gomes repete vitória no Troféu Rotax Micro-Academy em Palmela

- Races

Por Filipe Cairrão e Ricardo S. Araújo
Fotos Alexandre Araújo/HelloFoto e Filipe Cairrão Jerónimo
 
A primeira jornada dupla do Troféu Rotax 2019 prosseguiu este domingo no Kartódromo Internacional de Palmela, sob a organização do Motorsport Viana Clube. A competição, como habitualmente, apurará o representante nacional de cada categoria nas Finais Mundiais Rotax, que este ano serão disputadas no Circuito Internacional de Nápoles, em Itália, entre 19 e 26 de outubro.
Face ao ano anterior, existiram mudanças quanto à fórmula de competição, passando agora disputar-se uma prova (duas finais) no sábado e outra prova no domingo, com os respetivos pódios a realizarem-se no final de cada dia.
Na categoria Micro-Academy, Tomás Gomes (Tonykart) começou este segundo dia de competição com o melhor tempo nos treinos cronometrados, ao rodar em 57,546s, garantindo a pole position para a Final 1 e tendo Afonso Ferreira (Praga) a seu lado na primeira linha da grelha. Mais atrás, Tomás Lobo (DR) e David Luís (FA) largaram da segunda linha da grelha para a primeira corrida do dia.
Na Final 1, Afonso Ferreira conseguiu surpreender Tomás Gomes no arranque e estes dois pilotos rodaram juntos durante toda a corrida, com ligeira vantagem para Afonso Ferreira, que assim venceu pela primeira vez no fim de semana de Palmela. Tomás Gomes também voltou a estar muito forte e registou a volta mais rápida (57,605s), terminando na frente de Tomás Lobo, que rodou quase sempre sozinho no terceiro lugar. O espanhol Gonzalo Pernía, irmão mais novo de Guillermo Pernía, piloto que compete na Mini-Max, foi o quarto classificado, na frente do compatriota Oliver Doctor, de João Pereira e do azarado David Luís, que se atrasou devido a um pião quando lutava pelo terceiro lugar.
Na Final 2, Tomás Gomes colocou-se na frente após a largada e liderou as 10 voltas da corrida, desta vez com uma distância confortável para os pilotos que discutiam o segundo lugar. Tomás Lobo ocupou esta posição nas primeiras voltas mas viria a terminar no quarto lugar, enquanto Afonso Ferreira e David Luís completaram as posições do pódio, com o jovem piloto bracarense a assinar a volta mais rápida da corrida (57,643s). Os espanhóis Gonzalo Pernía e Oliver Doctor foram, respetivamente, o quinto e sexto classificados, na frente de João Pereira. 
No somatório dos resultados das duas Finais, Tomás Gomes repetiu o triunfo do dia anterior, desta vez em igualdade pontual Afonso Ferreira mas com vantagem no desempate devido ao resultado nos treinos cronometrados. Tomás Lobo recuperou do azar de sábado e também subiu ao pódio final em Palmela, terminando na frente de Gonzalo Pernía, David Luís, Oliver Doctor e João Pereira.
A segunda jornada dupla está marcada para 25 e 26 de maio e será disputada no Kartódromo de Viana do Castelo.
 
Todas as classificações em:
http://www.apex-timing.com/goracing/results.php?path=/korridas/2019/palmela/

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter
Follow Us on Facebook