Arranque vitorioso de Guilherme de Oliveira no Troféu Rotax Sénior Max em Palmela

Columns: Races

Por Filipe Cairrão e Ricardo S. Araújo
Fotos Alexandre Araújo/HelloFoto
 
O Troféu Rotax 2019 arrancou este sábado no Kartódromo Internacional de Palmela, com a realização da primeira jornada dupla, sob a organização do Motorsport Viana Clube. A competição, como habitualmente, apurará o representante nacional de cada categoria nas Finais Mundiais Rotax, que este ano serão disputadas no Circuito Internacional de Nápoles, em Itália, entre 19 e 26 de outubro.
Face ao ano anterior, existiram mudanças quanto à fórmula de competição, passando agora disputar-se uma prova (duas finais) no sábado e outra no domingo, com os respetivos pódios a realizarem-se no final de cada dia.
Em Palmela, a categoria Sénior Max teve uma grelha de 13 pilotos e Guilherme de Oliveira (Tonykart) começou por ser o mais rápido nos treinos cronometrados, ao rodar em 49,802s, assegurando a pole position para a Final 1 e tendo a seu lado na primeira linha da grelha João Bazenga (Topkart), campeão madeirense em 2018 após uma ausência de sete anos, período em que praticou basquetebol. Na segunda da linha grelha partiram Diogo Marques (Tonykart) e Manuel Alves (Tonykart), ambos a 0,2s da pole position.
A Final 1 foi dominada por Guilherme de Oliveira, já que o piloto de Vila Nova de Gaia – campeão da categoria Júnior em 2018 – isolou-se do restante pelotão após a largada, registou a volta mais rápida (50,085s) e venceu a corrida com 2,937s de vantagem sobre Diogo Marques, que também rodou toda a corrida na segunda posição. Atrás do piloto de Abrantes, Gabriel Caçoilo (FA) chegou a ocupar o terceiro lugar mas um incidente com João Bazenga permitiu a Manuel Alves ascender ao derradeiro lugar do pódio, recuperando três posições após ter caído para sexto no arranque. João Bazenga terminou a Final 1 no quarto posto, enquanto o holandês Jesse Doorgest (Tonykart) completou o top 5, na frente de Miguel Corsino (Exprit) e do azarado Gabriel Caçoilo.
Após ter rodado em 10.º, Rodrigo Lessa (Tonykart) conseguiu recuperar até ao oitavo lugar, Afonso Trindade (Tonykart) foi nono e Alexandre Almeida (Tonykart) fechou o top 10. Seguiram-se Diego Sirgado (CRG), Dennis Oliveira (Tonykart) e Leonardo Guimarães (Tonykart), que completaram a classificação da Final 1.
Na Final 2, Manuel Alves fez um bom arranque e liderava a corrida no final da primeira volta, embora Guilherme de Oliveira tenha passado para o comando logo na volta seguinte. A partir daí, voltou a assistir-se ao domínio do piloto de Vila Nova de Gaia, que registou a volta mais rápida (50,423s) e venceu com um avanço superior a oito segundos para a concorrência. Manuel Alves e Diogo Marques discutiram as posições seguintes do pódio, com vantagem para o piloto da Trofa, enquanto mais atrás João Bazenga repetiu o quarto lugar da corrida anterior. Gabriel Caçoilo conseguiu desta vez integrar o top 5, terminando na frente do holandês Jesse Doorgest, Miguel Corsino, Rodrigo Lessa, Alexandre Almeida, Afonso Trindade, Diego Sirgado, Dennis Oliveira e Leonardo Guimarães.
No somatório dos resultados das duas Finais, Guilherme de Oliveira foi o vencedor da primeira prova do ano na Sénior Max, sendo acompanhado no pódio de Palmela por Diogo Marques e Manuel Alves. O holandês Jesse Doorgest foi o quarto classificado e João Bazenga fechou o top 5 no seu regresso às provas no continente. Gabriel Caçoilo foi o sexto classificado final, Miguel Corsino foi sétimo, enquanto Rodrigo Lessa, Afonso Trindade e Alexandre Almeida também terminaram dentro do top 10, por esta ordem. Diego Sirgado foi o 11.º classificado, Dennis Oliveira foi 12.º e Leonardo Guimarães completou a classificação após as duas corridas deste sábado.
Amanhã, entre as 08h30 e as 15h30 cumpre-se o segundo dia de competição desta primeira jornada dupla do Troféu Rotax.
 
Todas as classificações em:
http://www.apex-timing.com/goracing/results.php?path=/korridas/2019/palmela/

Created by: fcairrao - 23/03/19

Browse by Columns

RACES

INTERVIEWS

OPINION

NEXT RACES

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter