Adrián Malheiro entra a ganhar no Troféu Rotax Mini-Max em Palmela

Columns: Races

Por Filipe Cairrão e Ricardo S. Araújo
Fotos Alexandre Araújo/HelloFoto
 
O Troféu Rotax 2019 arrancou este sábado no Kartódromo Internacional de Palmela, com a realização da primeira jornada dupla, sob a organização do Motorsport Viana Clube. A competição, como habitualmente, apurará o representante nacional de cada categoria nas Finais Mundiais Rotax, que este ano serão disputadas no Circuito Internacional de Nápoles, em Itália, entre 19 e 26 de outubro.
Face ao ano anterior, existiram mudanças quanto à fórmula de competição, passando agora disputar-se uma prova (duas finais) no sábado e outra no domingo, com os respetivos pódios a realizarem-se no final de cada dia.
Em Palmela, a categoria Mini-Max teve uma grelha de 11 pilotos e José Pinheiro (Praga) começou por estabelecer o melhor tempo nos treinos cronometrados, ao rodar em 53,631s, e tendo Miguel Couteiro (Parolin) a seu lado na primeira linha da grelha (a escassos 0,014s da pole), enquanto na segunda linha partiam João Oliveira (Tonykart) e Pedro Rilhado (Birel ART).
A Final 1 foi uma das corridas mais emocionantes do dia, já que a luta pela vitória envolveu vários pilotos e durou mesmo até à bandeirada de xadrez. Miguel Couteiro foi o primeiro líder da corrida mas Adrián Malheiro (Praga), que largou do sexto posto, foi subindo posições e assumiu o comando à quinta volta. O piloto luso-espanhol foi muito pressionado por João Oliveira, que conseguiu passar momentaneamente para a liderança na penúltima volta, mas Malheiro recuperou o comando logo de seguida e foi o primeiro a ver a bandeira de xadrez. O espanhol Guillermo Pernía aproveitou a emocionante volta final para ascender ao segundo lugar - com a volta mais rápida da corrida (54,136s) -, terminando na frente de João Oliveira, que assim completou o pódio na primeira Final da época. José Pinheiro foi o quarto classificado, na frente de Miguel Couteiro, líder inicial da corrida mas que fechou o top 5, logo na frente de Pedro Rilhado e Diogo Castro (Formula K). João Pinto Coelho (Tonykart), João Dinis (Birel ART) e Henrique de Oliveira (FA) completaram o top 10, enquanto Tomás Rodrigues (Tonykart) foi forçado a abandonar à quinta volta.
Na Final 2, Miguel Couteiro voltou a ser o mais rápido no arranque e liderou as primeiras duas voltas, altura em que foi ultrapassado por Adrián Malheiro. A partir daí, o luso-espanhol controlou depois o avanço para os seus perseguidores e assegurou uma impressionante dobradinha em Palmela, atendendo a que largou do sexto lugar da grelha nas duas corridas. Guillermo Pernía conseguiu superar João Oliveira e estes dois pilotos repetiram as posições da corrida anterior, enquanto Miguel Couteiro foi desta vez o quarto classificado, na frente de José Pinheiro e Pedro Rilhado. Mais atrás, Diogo Castro foi o sétimo classificado, Henrique de Oliveira garantiu oitavo lugar, João Coelho foi nono, João Dinis foi décimo e Tomás Rodrigues cortou a meta no 11.º lugar.
No somatório dos resultados das duas corridas, Adrián Malheiro começou a época da Rotax no lugar mais alto do pódio, seguido do jovem espanhol Guillermo Pernía e de João Oliveira. José Pinheiro e Miguel Couteiro terminaram nas posições seguintes, com os mesmos 97 pontos, mas com vantagem para o jovem piloto de Guimarães devido ao resultado obtido nos treinos cronometrados. Pedro Rilhado foi o sexto classificado, Diogo Castro terminou no sétimo lugar, na frente de João Coelho, Henrique de Oliveira, João Dinis e Tomás Rodrigues.
Amanhã, entre as 08h30 e as 15h30 cumpre-se o segundo dia de competição desta primeira jornada dupla do Troféu Rotax.
 
Todas as classificações em:
http://www.apex-timing.com/goracing/results.php?path=/korridas/2019/palmela/

Created by: fcairrao - 23/03/19

Browse by Columns

RACES

INTERVIEWS

OPINION

NEXT RACES

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter