Por Filipe Cairrão e Ricardo S. Araújo
Fotos Alexandre Araújo/HelloFoto
O Troféu Rotax 2019 arrancou hoje no Kartódromo Internacional de Palmela, com a realização da primeira jornada dupla, sob a organização do Motorsport Viana Clube, competição que apura o vencedor de cada categoria para as Finais Mundiais Rotax, que este ano serão disputadas no Circuito Internacional de Nápoles, em Itália, entre 19 e 26 de outubro.
Face ao ano anterior, existiram mudanças quanto à fórmula de competição, passando a disputar-se uma prova no sábado e outra no domingo, com os respetivos pódios a realizarem-se no final de cada dia.
Na categoria Micro-Max, João Maria Gouveia, com chassis Praga, foi o mais rápido nos treinos cronometrados com a marca 56,143s e garantiu a pole-position para a Final 1, tendo a seu lado na grelha de partida Salvador Trindade (Birel ART). Da segunda linha, largou o espanhol Christian Costoya – campeão em título – e Rodrigo Vilaça, pilotos que ficaram separados por milésimos de segundo.
Na Final 1, João Maria Gouveia largou então da pole-position e foi alternando a liderança com Christian Costoya. Contudo, a partir do meio da corrida o piloto de Lisboa assumiu o comando e não mais o largou até à bandeira xadrez. Costoya foi segundo classificado e Rodrigo Vilaça (Tonykart) garantiu a terceira posição, na frente do ‘rookie’ Gonçalo Pereira (Praga) – que assinou a volta mais rápida em 57,449s – e de Salvador Trindade (Birel ART).
Martim Marques (Tonykart) alcançou um positivo sexto lugar, na frente de Lourenzo Campos (Praga), Pedro Barbosa (EKR), do madeirense Martim Menezes (FA), Pedro Moura (RS) e Afonso Pinto Soares (Birel ART).
Na Final 2, também disputada em 12 voltas, João Maria Gouveia arrancou novamente da pole-position, mas foi Rodrigo Vilaça a liderar as duas primeiras voltas, tendo o piloto de Lisboa depois regressado ao comando. À quinta volta, foi a vez de Salvador Trindade passar a liderar para a frente da corrida e manteve-se até final, apesar das investidas de Christian Costoya e de João Maria Gouveia – que rubricou a volta mais rápida em 57,208s – que acabaram por ser os segundo e terceiro classificados, respetivamente.
Gonçalo Pereira garantiu o quarto lugar, Rodrigo Vilaça fechou o top-5 e Martim Menezes terminou logo a seguir. Lourenzo Campos e Marim Marques estiveram na luta pelo sétimo posto, com vantagem para o primeiro, Pedro Moura foi nono classificado, na frente de Pedro Barbosa e Afonso Pinto Soares.
No somatório dos resultados das duas Finais, João Maria Gouveia venceu a prova, Christian Costoya foi segundo classificado e Salvador Trindade completou o pódio. Rodrigo Vilaça e Gonçalo Pereira fecharam o top-5, respetivamente, enquanto Martim Marques foi sexto classificado na frente de Martim Menezes, Pedro Barbosa, Pedo Moura e Afonso Pinto Soares.
Amanhã, entre as 08h30 e as 15h30 cumpre-se o segundo dia de competição desta primeira jornada dupla do Troféu Rotax.
Todas as classificações em:
http://www.apex-timing.com/goracing/results.php?path=/korridas/2019/palmela/
Fotos Alexandre Araújo/HelloFoto
O Troféu Rotax 2019 arrancou hoje no Kartódromo Internacional de Palmela, com a realização da primeira jornada dupla, sob a organização do Motorsport Viana Clube, competição que apura o vencedor de cada categoria para as Finais Mundiais Rotax, que este ano serão disputadas no Circuito Internacional de Nápoles, em Itália, entre 19 e 26 de outubro.
Face ao ano anterior, existiram mudanças quanto à fórmula de competição, passando a disputar-se uma prova no sábado e outra no domingo, com os respetivos pódios a realizarem-se no final de cada dia.
Na categoria Micro-Max, João Maria Gouveia, com chassis Praga, foi o mais rápido nos treinos cronometrados com a marca 56,143s e garantiu a pole-position para a Final 1, tendo a seu lado na grelha de partida Salvador Trindade (Birel ART). Da segunda linha, largou o espanhol Christian Costoya – campeão em título – e Rodrigo Vilaça, pilotos que ficaram separados por milésimos de segundo.
Na Final 1, João Maria Gouveia largou então da pole-position e foi alternando a liderança com Christian Costoya. Contudo, a partir do meio da corrida o piloto de Lisboa assumiu o comando e não mais o largou até à bandeira xadrez. Costoya foi segundo classificado e Rodrigo Vilaça (Tonykart) garantiu a terceira posição, na frente do ‘rookie’ Gonçalo Pereira (Praga) – que assinou a volta mais rápida em 57,449s – e de Salvador Trindade (Birel ART).
Martim Marques (Tonykart) alcançou um positivo sexto lugar, na frente de Lourenzo Campos (Praga), Pedro Barbosa (EKR), do madeirense Martim Menezes (FA), Pedro Moura (RS) e Afonso Pinto Soares (Birel ART).
Na Final 2, também disputada em 12 voltas, João Maria Gouveia arrancou novamente da pole-position, mas foi Rodrigo Vilaça a liderar as duas primeiras voltas, tendo o piloto de Lisboa depois regressado ao comando. À quinta volta, foi a vez de Salvador Trindade passar a liderar para a frente da corrida e manteve-se até final, apesar das investidas de Christian Costoya e de João Maria Gouveia – que rubricou a volta mais rápida em 57,208s – que acabaram por ser os segundo e terceiro classificados, respetivamente.
Gonçalo Pereira garantiu o quarto lugar, Rodrigo Vilaça fechou o top-5 e Martim Menezes terminou logo a seguir. Lourenzo Campos e Marim Marques estiveram na luta pelo sétimo posto, com vantagem para o primeiro, Pedro Moura foi nono classificado, na frente de Pedro Barbosa e Afonso Pinto Soares.
No somatório dos resultados das duas Finais, João Maria Gouveia venceu a prova, Christian Costoya foi segundo classificado e Salvador Trindade completou o pódio. Rodrigo Vilaça e Gonçalo Pereira fecharam o top-5, respetivamente, enquanto Martim Marques foi sexto classificado na frente de Martim Menezes, Pedro Barbosa, Pedo Moura e Afonso Pinto Soares.
Amanhã, entre as 08h30 e as 15h30 cumpre-se o segundo dia de competição desta primeira jornada dupla do Troféu Rotax.
Todas as classificações em:
http://www.apex-timing.com/goracing/results.php?path=/korridas/2019/palmela/