Primeira vitória de Tomás Gomes no Troféu Rotax Micro-Academy em Palmela

Columns: Races

Por Filipe Cairrão e Ricardo S. Araújo
Fotos Alexandre Araújo/HelloFoto
 
O Troféu Rotax 2019 arrancou este sábado no Kartódromo Internacional de Palmela, com a realização da primeira jornada dupla, sob a organização do Motorsport Viana Clube. A competição, como habitualmente, apurará o representante nacional de cada categoria nas Finais Mundiais Rotax, que este ano serão disputadas no Circuito Internacional de Nápoles, em Itália, entre 19 e 26 de outubro.
Face ao ano anterior, existiram mudanças quanto à fórmula de competição, passando agora disputar-se uma prova (duas finais) no sábado e outra no domingo, com os respetivos pódios a realizarem-se no final de cada dia.
Em Palmela, a categoria Micro Academy teve uma grelha de sete pilotos e Tomás Gomes foi o mais rápido na sessão de treinos cronometrados, rodando em 57,550s e assegurando a pole position para a Final 1. O jovem piloto de Braga teve Tomás Lobo (DR) a seu lado na primeira linha da grelha, enquanto da segunda linha partiram Afonso Ferreira (Praga) e o espanhol Gonzalo Pernía (Tonykart), irmão mais novo de Guillermo Pernía, que alinha na categoria Mini.
Na Final 1, Tomás Gomes confirmou o seu favoritismo pois venceu a corrida na frente de Afonso Ferreira, que ainda tentou pressionar o jovem bracarense na fase final, obtendo a volta mais rápida da corrida (57,849s). Estes dois pilotos conseguiram abrir uma vantagem sobre David Luís (FA), que rodou sozinho no terceiro lugar mas que viria a ser desclassificado no final, devido a uma irregularidade técnica. Com isso, Gonzalo Pernía terminou no derradeiro lugar do pódio, seguido do compatriota Oliver Doctor (Energy), enquanto João Pereira (Birel ART) completou o top 5, depois de um incidente que atrasou Tomás Lobo.
Na Final 2, Tomás Gomes voltou a arrancar na frente e conseguiu isolar-se do restante pelotão, deixando Tomás Lobo e Afonso Ferreira numa interessante discussão pelo segundo lugar. Depois de registar a volta mais rápida (57,868s), Tomás Gomes chegou mesmo à dobradinha nas Finais de sábado, vendo a bandeira de xadrez com 5,405s de avanço sobre Tomás Lobo, que assim conseguiu vingar o azar da primeira corrida. Afonso Ferreira terminou colado ao jovem algarvio, no terceiro lugar, enquanto João Pereira foi um tranquilo quarto classificado, na frente de David Luís, que foi recuperando posições ao longo da corrida. Os espanhóis Gonzalo Pernía e Oliver Doctor fecharam a classificação desta Final 2.
No somatório dos resultados das duas corridas, Tomás Gomes foi o vencedor deste primeiro dia da Micro Academy em Palmela, sendo acompanhado no pódio final por Afonso Ferreira e Tomás Lobo. Também no top 5 terminaram o espanhol Gonzalo Pernía e João Pereira, seguidos por Oliver Doctor e David Luís.
Amanhã, entre as 08h30 e as 15h30 cumpre-se o segundo dia de competição desta primeira jornada dupla do Troféu Rotax.
 
Todas as classificações em:
http://www.apex-timing.com/goracing/results.php?path=/korridas/2019/palmela/

Created by: fcairrao - 23/03/19

Browse by Columns

RACES

INTERVIEWS

OPINION

NEXT RACES

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter