Tomás Ribeiro conquista Open de Portugal da categoria Júnior no Bombarral

Columns: Races

Por Filipe Cairrão
Fotos Alexandre Araújo/HelloFoto e Filipe Cairrão Jerónimo
 
O Open de Portugal de Karting entregou hoje o primeiro título da temporada na categoria Júnior, que contou com uma dezena de pilotos na prova disputada no KIRO-Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral, sob a organização desportiva da ACDME.
Ontem, Tomás Ribeiro (Tonykart) começou por garantir o melhor tempo nos treinos cronometrados e depois materializou essa rapidez com a vitória na primeira manga de qualificação.
Hoje, o piloto de Fafe voltou a entrar muito forte e dominou as operações na segunda manga de qualificação, onde cedo se distanciou de um duo formado por Luís Leão (Exprit) e Miguel Silva (Praga), que discutiram o segundo lugar durante toda a corrida, com vantagem para o piloto do Porto. Mais atrás, José Barros garantiu o quarto lugar após ganhar uma ligeira vantagem sobre Pedro Perino (Tonykart), que arrancou do segundo lugar, e Duarte Pinto Coelho (Tonykart), dois pilotos que também protagonizaram um interessante duelo.
Na Final, disputada em 17 voltas ao traçado de 1.106 metros, Tomás Ribeiro largava naturalmente da pole position e tinha Miguel Silva a seu lado na primeira linha da grelha. A corrida decisiva voltou a ter Tomás Ribeiro como principal protagonista, já que o jovem piloto minhoto conseguiu suster os ataques de Pedro Perino e depois construiu uma vantagem confortável, que geriu na parte final. A boa prova de Pedro Perino, autor da volta mais rápida da Final (48,739s), foi interrompida de forma inglória na entrada para a antepenúltima volta, quando um problema técnico o obrigou a desistir em plena reta da meta.
Com isto, os derradeiros lugares do pódio foram discutidos de forma emocionante por um grupo onde estavam Luís Leão, a aniversariante Matilde Ferreira (Praga), que festejou 13 anos com um pódio no Open, Miguel Silva e José Barros (Kosmic), que completaram o top 5 da corrida decisiva. Seguiram-se os dois jovens pilotos da Escola de Karting do Oeste, Santiago Ribeiro (Birel ART) e Diogo Martins (Birel ART), enquanto David Sobreiro (Kart Republic) completou o top 8, na frente dos azarados Pedro Perino e Duarte Pinto Coelho (Tonykart), obrigado a abandonar logo na fase inicial. 

Created by: fcairrao - 24/02/19

Browse by Columns

RACES

INTERVIEWS

OPINION

NEXT RACES

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter