Teixeira na Sénior e Marreiros na Master vencem 1.ª manga da X30 Super Shifter

Columns: Races

Por Filipe Cairrão
Fotos Alexandre Araújo e Filipe Cairrão Jerónimo
 
O Open de Portugal Karting que abre o calendário desportivo nacional da disciplina no nosso país, está a ser disputado no KIRO-Kartódromo de Internacional da Região Oeste, no Bombarral, sob a organização da ACDME.
A categoria em que os karts estão equipados com caixa de velocidades sofreu alterações face a 2018, passando a designar-se por X30 Super Shifter, dado que todos os pilotos passaram a correr com os impressionantes motores de 175cc. Por outro lado, em vez de quatro agora existem três classes, sendo ‘abolida’ a Júnior, mantendo-se a Sénior (dos 18 aos 32), a Master (dos 32 aos 45) e a Gentleman (com mais de 45 anos).
Nos treinos cronometrados, Rodrigo Ferreira (Praga) foi o mais rápido com a marca de 44,804s à geral e na Sénior, enquanto na Master foi Joel Magalhães (CRG) quem rubricou o melhor tempo, com o registo de 45,500s. Na Gentleman, não alinhou qualquer piloto, mas dentro de duas semanas, vamos ter o prazer de os ver correr na primeira prova do Campeonato de Portugal, precisamente na pista do Bombarral.
Na primeira manga de qualificação, disputada em 12 voltas ao traçado de 1106 metros, Rodrigo Ferreira largou da pole-position, mas Miguel Ramos (CRG) passou para a liderança, seguido de Ricardo Borges (Kart Republic), pilotos que viram a bandeira xadrez nas primeira e terceira posições, respetivamente. Contudo, quer Ramos quer Borges viriam a ser penalizados com 10 segundos por falsa partida e caíram para os quinto e sexto lugares, respetivamente. Rodrigo Ferreira também foi forçado a abandonar à 10.ª volta, quando tentava passar para a liderança, sendo também obrigado a desistir Vasco Lázaro, à passagem da quinta volta.
Tiago Teixeira (Birel ART) disputou toda a corrida com uma queimadura de segundo grau na perna direita (de acordo com a médica da prova), em virtude de um tubo do seu kart ter soltado um pouco de gasolina mas, ainda assim, e tendo em conta as penalizações, venceu a corrida, tendo Hugo Marreiros (DR) sido segundo classificado e ganho a classe Master com a volta mais rápida da classificação geral, com a marca de 45,260s.
Fábio Mota (CRG) foi terceiro classificado e segundo na Master, na frente de Joel Magalhães (CRG), João Barros (Birel ART) e de Paulo Martins (Tonykart).
Amanhã, a partir das 12h10, será disputada a segunda manga de qualificação, enquanto a Final está agendada para as 15h55 e a cerimónia de entrega de prémios para as 16h30.

Created by: fcairrao - 23/02/19

Browse by Columns

RACES

INTERVIEWS

OPINION

NEXT RACES

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter