Maria Germano Neto vence 1.ª manga do Open de Portugal da categoria Cadete

Columns: Races

Por Filipe Cairrão
Fotos Alexandre Araújo e Filipe Cairrão Jerónimo
 
No Open de Portugal Karting – que abriu o calendário desportivo nacional da disciplina no nosso país –, disputado no KIRO-Kartódromo de Internacional da Região Oeste, no Bombarral, sob a organização da ACDME, a categoria Cadete foi a mais concorrida com 16 participantes.
Maria Germano Neto (n.º 178), com chassis Praga, foi a mais rápida nos treinos cronometrados ao estabelecer a melhor marca em 54,404s aos 1106 metros do traçado da região oeste, tendo Tiago Lima (EKR) rubricado a segunda melhor volta em 54,513s, pelo que largou ao lado da piloto de Guimarães na primeira manga de qualificação, enquanto João Maria Gouveia (Praga) e Rodrigo Seabra (Kosmic) asseguraram lugares na segunda linha e Martim Marques (Tonykart) e Santiago Alves (Mad Croc) – que esteve sem treinar desde novembro passado devido a uma entorse num pé – partiram da terceira.
Assim, na primeira manga de qualificação, disputada em 10 voltas – depois de três partidas abortadas, tendo na última Rodrigo Ferreira (Tonykart) sido forçado a abandonar devido a um toque que lhe danificou o kart –, Maria Germano Neto arrancou da pole-position e liderou até à nona volta, altura em que Tiago Lima passou para a frente, mas pouco depois a jovem vimaranense regressou ao comando para ser a primeira a ver a bandeira xadrez, com Tiago Lima a terminar logo a seguir, sendo o autor da volta mais rápida em 54,686s.
No início, João Maria Gouveia (Praga) esteve a pressionar Maria e Tiago, mas acabou por cruzar a meta na terceira posição, enquanto Rodrigo Seabra e Santiago Alves, igualmente rápidos, fecharam o top-5. Noah Monteiro (Parolin) terminou no sexto lugar, após duelo com Tomás Gomes, tendo Martim Marques (Tonykart), David Luís (FA) e Gabriela Teixeira (Praga) encerrado o top-10.
José Maia Gouveia (Praga) concluiu as 10 voltas na 11.ª posição, na frente de João Barros (Tonykart), Beatriz Costa (Praga) e Pedro Cachada (Mad Croc). Diogo Caetano (Birel ART) foi forçado a abandonar ainda na partida.  
Amanhã, a partir das 10h50, será disputada a segunda manga de qualificação, enquanto a Final está agendada para as 14h35 e a cerimónia de entrega de prémios para as 16h30.

Created by: fcairrao - 23/02/19

Browse by Columns

RACES

INTERVIEWS

OPINION

NEXT RACES

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter