Ricardo Borges mais líder no Campeonato de Portugal X30 Sénior

Columns: Races

Ricardo Borges mais líder no Campeonato de Portugal X30 Sénior

 

Por Filipe Cairrão

Fotos José Lourenço

 

O Campeonato de Portugal de Karting KIA da categoria X30 Sénior prosseguiu no Kartódromo Internacional da Região Oeste (KIRO), no Bombarral, palco da quarta e penúltima jornada da época, depois das rondas em Viana do Castelo, Leiria e Braga.

Ricardo Borges (Kart Republic) chegava ao Bombarral como líder do campeonato, com uma vantagem de apenas 4,5 pontos sobre Alexandre Areia (Kart Republic), enquanto Manuel Leão (Tonykart), Guilherme Gusmão (Exprit) e João Vairinhos (Praga) também estavam no top 5 da tabela classificativa.

No sábado, Ricardo Borges começou por assegurar a pole position para a primeira manga de qualificação, com uma escassa vantagem de 0,001s sobre João Galveias (Tonykart) nos treinos cronometrados. Galveias e Borges acabariam por ser os dois principais protagonistas também nas mangas de qualificação, onde o piloto da Norma Racing Team se superiorizou a Borges, garantindo o primeiro lugar na grelha para a Final. Alexandre Areia, por seu turno, conseguiu dois terceiros lugares nas mangas, enquanto Lourenço Monteiro (FA) e Manuel Leão alternaram na quarta posição nas duas mangas.

Na Final, disputada em 17 voltas ao traçado de 1107 metros, João Galveias arrancou da pole position mas Ricardo Borges assumiu o comando logo na fase inicial e destacou-se da concorrência direta. O piloto da Maia geriu na perfeição a sua vantagem sobre João Galveias e garantiu a terceira vitória em quatro finais até ao momento, aumentando o seu avanço no campeonato. Galveias, por seu turno, mostrou-se muito rápido no fim de semana no Bombarral e foi inclusive o autor da volta mais rápida da Final, com o registo de 46,959s. Alexandre Areia completou o pódio da penúltima corrida do CPK e vai para Palmela com legítimas aspirações ao título, embora a vantagem esteja do lado de Ricardo Borges.

Manuel Leão e Lourenço Monteiro ainda rodaram próximos de Alexandre Areia na fase inicial e completaram o top 5, na frente de João Ferreira (Madcroc), João Vairinhos (Praga), João Ferreirinha (Sodikart) e Luís Caetano (Madcroc). Álvaro Montenegro (Tonykart) e Noah Silva (DR) foram ambos penalizados em cinco segundos pelo Colégio de Comissários, enquanto Guilherme Gusmão completou a classificação da Final.

A quinta e decisiva jornada do Campeonato de Portugal de Karting KIA será disputada no Kartódromo Internacional de Palmela (KIP), nos dias 29 e 30 de setembro. 

 

Todas as classificações em:

https://speedhive.mylaps.com/LiveTiming/QXNVNIBO-2147486564

Created by: fcairrao - 19/09/18

Browse by Columns

RACES

INTERVIEWS

OPINION

NEXT RACES

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter