Luís Alves estreia-se a ganhar no Campeonato de Portugal Júnior
Por Filipe Cairrão
Fotos José Lourenço
O Campeonato de Portugal de Karting KIA prosseguiu no KIRO - Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral, palco da quarta e penúltima jornada da época, depois das provas em Viana do Castelo, Leiria e Braga.
Na categoria Júnior, para pilotos entre os 12 e os 14 anos de idade, Frederico Peters (Kart Republic) era o líder do campeonato à chegada ao Bombarral, com uma vantagem de 24 pontos sobre o rookie Luís Alves (Sodi) e 28,5 pontos sobre Guilherme de Oliveira (Tonykart).
Na sessão de treinos cronometrados, no sábado, Luís Alves estabeleceu a melhor marca ao rodar em 48,107s, tendo Guilherme de Oliveira a seu lado na primeira linha da grelha.
Durante a primeira manga de qualificação, Guilherme de Oliveira conseguiu superar o piloto de Guimarães e depois partiu para uma vitória que viria a repetir na segunda manga, desta feita com uma margem mais confortável. Luís Alves cortou a meta em segundo nas duas mangas de qualificação, mas viria a ser penalizado em cinco segundos na derradeira manga, descendo ao quinto lugar. Frederico Peters – que tinha arrancado do nono lugar da grelha na primeira manga – obteve um terceiro e um segundo lugares nas mangas, limitando a perda de pontos no campeonato.
Na Final, disputada em 17 voltas à pista de 1107 metros, Guilherme de Oliveira arrancou da pole position mas Luís Alves - que largou do terceiro lugar - assumiu o comando na primeira volta, antes do piloto de Vila Nova de Gaia voltar à liderança duas voltas depois. Luís Alves manteve-se sempre muito perto de Guilherme de Oliveira e conseguiu a ultrapassagem na penúltima volta, alcançando a sua primeira vitória em Finais na categoria Júnior. Com este resultado, Luís Alves aproximou-se de Frederico Peters no campeonato, já que o piloto de Évora foi surpreendido na Final pelo checo Zdenek López (autor da volta mais rápida da corrida, em 48,419s), vindo a terminar no quarto lugar no Bombarral.
Tomás Caixeirinho (Kart Republic) completou o top 5 da Final, logo na frente de Mariana Machado (Praga). Sérgio Rodriguez (Sodikart) foi o sétimo classificado, João Mendes (Praga) foi o oitavo - depois de uma excelente recuperação nas mangas de qualificação -, Miguel Silva (Kart Republic) foi o nono e Pedro Perino (Tonykart) completou o top 10. Seguiram-se Henrique Cruz (CRG), Rodrigo Lessa (Tonykart), Diogo Martins (Birel), Santiago Ribeiro (Birel), José Duarte (DR), Manuel Soares (Kart Republic), Luís Leão (FA) e Rodrigo Leitão (Tonykart), que completaram a classificação de uma Final onde Afonso Ferreira (Tonykart) não chegou a completar qualquer volta, devido a problemas mecânicos.
Todas as classificações em: