RMCP 3: Espanhol Christian Costoya coleciona em Baltar a terceira na Micro-Max

Columns: Races

Rodrigo Vilaça foi o principal opositor do piloto apoiado por Fernando Alonso

 

Por Filipe Cairrão

Fotos José Lourenço

 

A categoria Micro-Max (pilotos com idades entre os 7 e os 10 anos) também disputou a terceira prova do Rotax Max Challenge Portugal, no Kartódromo de Baltar, sucedendo às rondas em Palmela e Viana do Castelo. O espanhol Christian Costoya (Tonykart) protagonizou um arranque de época praticamente perfeito, acumulando a pontuação máxima nas duas primeiras provas da competição portuguesa.

Nos treinos cronometrados, seria Rodrigo Vilaça (Tonykart) a assumir o protagonismo, obtendo a pole-position para a primeira corrida do dia, ao rodar em 53,910s na sua melhor volta. Vilaça e Costoya confirmaram o favoritismo na Final 1 e brindaram o público com uma corrida notável, com trocas de posição na liderança da corrida, apesar dos escassos pontos de ultrapassagem no traçado de Baltar. Vilaça liderava a corrida à entrada para a última volta mas Costoya conseguiu passar para a frente e vencer, averbando assim o terceiro triunfo consecutivo em Finais no Rotax Max Challenge Portugal.

Apenas no seu segundo ano no Karting de competição, o jovem Rodrigo Vilaça também fez uma excelente corrida e deu muita luta ao piloto galego, apoiado pelo bicampeão do Mundo de Fórmula 1, Fernando Alonso.

José Pinheiro (Praga) foi o terceiro classificado da Final 1, depois de ter conseguido ultrapassar a espanhola Lucia Estevez (Praga), com Salvador Trindade (Birel ART) a completar o top 5. Henrique de Oliveira (Tonykart) conseguiu subir ao sexto lugar final, na frente de Maria Germano Neto (Praga), Martim Marques (Sodikart) e do espanhol Guillermo Pernia (Tonykart).

Na Final 2 assistiu-se a um cenário muito semelhante ao da primeira corrida, já que Rodrigo Vilaça e Christian Costoya voltaram a isolar-se do pelotão e a alternaram a primeira posição. Só que desta vez, o piloto espanhol assumiu o comando a meio da corrida e depois manteve-se a salvo de eventuais ataques do piloto de Guimarães, que no final viria a ser penalizado pelos Comissários Desportivos em 10 segundos, por alegada falsa partida. Lucia Estevez secundou, assim, o seu compatriota Costoya, enquanto Salvador Trindade assegurou o derradeiro lugar do pódio na Final 2, logo na frente de Maria Germano Neto, que fez uma excelente recuperação. José Pinheiro foi o quinto classificado, na frente de Henrique de Oliveira e Rodrigo Vilaça, que foi relegado para o sétimo posto após penalização. Guillermo Pernia foi o oitavo classificado e Martim Marques terminou no nono lugar, vindo a ser penalizado em três segundos por saída parcial dos corredores de partida.

Com estes resultados, Christian Costoya manteve o seu registo imaculado no Rotax Max Challenge Portugal em 2018, sendo acompanhado no pódio final de Baltar por Lucia Estevez e Rodrigo Vilaça.

O Rotax Max Challenge Portugal regressa no dia 9 de setembro, com a realização da quarta e penúltima prova, no Kartódromo Internacional de Braga.

 

Todas as classificações em:

http://www.apex-timing.com/goracing/results.php?path=/korridas/2018/baltar/

Created by: fcairrao - 31/07/18

Browse by Columns

RACES

INTERVIEWS

OPINION

NEXT RACES

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter