Alexandre Areia triunfa na X30 Sénior e Ricardo Borges mantém comando

Columns: Races

Por Filipe Cairrão

Fotos VVL Sport Image

 

Após as rondas de Viana do Castelo e Leiria, a terceira prova do Campeonato de Portugal de Karting KIA da categoria X30 foi disputada no Kartódromo Internacional de Braga, sob intenso calor e com a organização do Parallel Velocity Club.

Ricardo Borges (Kart Republic) era o natural favorito à vitória já que vinha de dois fins de semana vitoriosos, que lhe tinham dado o comando do campeonato com 19,5 pontos de vantagem sobre Alexandre Areia (Kart Republic). Um dos grandes ausentes da prova bracarense foi Guilherme Gusmão, que partilhava a vice-liderança do campeonato com Alexandre Areia, mas que não alinhou em Braga por estar ausente do país.

No sábado, Ricardo Borges mostrou a sua rapidez ao estabelecer a melhor volta nos treinos cronometrados, onde rodou em 55,116s, tendo a seu lado na primeira fila da grelha o regressado João Ferreira (Mad Croc), que fazia a sua primeira prova oficial em 2018.

Na primeira manga de qualificação, Ricardo Borges arrancou melhor mas foi perseguido por João Ferreira e pelo espanhol Álvaro Montenegro (Tonykart). João Ferreira conseguiu passar para a frente da corrida e depois ganhou uma ligeira vantagem sobre o pelotão, suficiente para ganhar a primeira corrida do fim de semana na frente de Manuel Leão (Tonykart) e Álvaro Montenegro, autor da volta mais rápida (55,378s). Depois de ter liderado, Ricardo Borges foi quarto classificado e Alexandre Areia completou o top-5.

Na segunda manga de qualificação, Manuel Leão assumiu o comando da corrida na fase inicial, na frente de Alexandre Areia e João Ferreira. Entretanto, Ricardo Borges desistiu logo nas primeiras voltas. Já o piloto do Cabo do Mundo Karteam viria a vencer, com 0,275s de vantagem sobre João Ferreira, que registou a volta mais rápida (55,873s), enquanto Alexandre Areia garantiu o terceiro lugar, na frente de João Galveias (Tonykart) e João Vairinhos (Praga).

Com estes resultados, João Ferreira largou da pole-position para a corrida decisiva, tendo Manuel Leão a seu lado na primeira linha da grelha. Na Final assistiu-se a uma intensa luta a cinco pela vitória, com João Ferreira, Alexandre Areia, Álvaro Montenegro, Ricardo Borges e Manuel Leão a rodarem próximos durante grande parte da corrida.

A quatro voltas do final, a recuperação de Ricardo Borges culminou com uma ultrapassagem ao então líder João Ferreira, mas este viria a responder na penúltima volta, numa manobra que originou um toque entre os dois pilotos. O leiriense foi o primeiro a ver a bandeira de xadrez mas no final seria informado pelos comissários desportivos da decisão de desclassificação, devido ao toque com Ricardo Borges, algo que a equipa de João Ferreira contestou, apresentando a intenção de protesto. Contudo, o Colégio de Comissários aplicou uma penalização de cinco segundos, que não é passível de protesto, e João Ferreira terminou no quinto lugar final, um resultado que não apaga o excelente regresso à competição do piloto de Leiria, que ainda registou a volta mais rápida da Final (55,546s).

A vitória em Braga ficou para Alexandre Areia, que assim quebrou a invencibilidade de Ricardo Borges em Finais, aproximando-se do piloto da Maia no topo do campeonato. Álvaro Montenegro terminou a 0,128s do piloto de Esposende, na frente de Manuel Leão que também subiu ao pódio nesta terceira jornada e fez uma excelente prova.

Ricardo Borges completou um fim de semana algo atribulado no quarto lugar, seguido por João Ferreira, João Vairinhos, João Ferreirinha (Sodi), João Galveias, Noah da Silva, Lourenço Monteiro (FA) e Luís Caetano (MadCroc) que foi obrigado a abandonar após a terceira.

A quarta prova do Campeonato de Portugal de Karting KIA está marcada para o fim de semana de 15 e 16 de setembro, no Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral.

Created by: fcairrao - 10/07/18

Browse by Columns

RACES

INTERVIEWS

OPINION

NEXT RACES

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter