Adrián Malheiro assume liderança do Campeonato de Portugal Juvenil

Columns: Races

Por Filipe Cairrão

Fotos VVL Sport Image

 

Depois das rondas em Viana do Castelo e Leiria, o Campeonato de Portugal de Karting KIA da categoria Juvenil prosseguiu no Kartódromo Internacional de Braga, num fim de semana marcado por intenso calor.

Na categoria onde competem pilotos entre os 10 e os 12 anos de idade, Ivan Domingues (Madcroc) chegou ao circuito minhoto na frente do campeonato, com 10 pontos de vantagem sobre Adrián Malheiro (Praga) e com Lourenço Marques (Parolin) no terceiro lugar da tabela.

Adrián Malheiro começou por estabelecer a volta mais rápida nos treinos cronometrados, rodando em 1m00,824s. O piloto luso-espanhol e Ivan Domingues encetaram um interessante duelo na primeira manga de qualificação, com várias trocas de posição na frente da corrida, até um ataque final de Malheiro na penúltima volta que se viria a revelar decisivo para a vitória de Adrián Malheiro. Ivan Domingues terminou logo atrás e Tomás Martins (DR) foi o terceiro classificado, na frente do rookie Miguel Couteiro (Mercury), Lourenço Marques e do espanhol Guillermo Acitores Birel). Entre os 10 primeiros também terminaram Guilherme Alves (EKR), Matilde Ferreira (Praga), Pedro Rilhado (Sodikart) e António Madeira (Parolin), com Francisco Costa (Iame) a encerrar a classificação.

Na segunda manga de qualificação, existiu muito maior equilíbrio na frente da corrida já que Adrián Malheiro, Lourenço Marques, Ivan Domingues e Tomás Martins estiveram na luta pelo primeiro lugar. Lourenço Marques assumiu o comando da corrida e Adrián Malheiro perdeu o contacto com a frente devido a um toque que o relegou para o quarto lugar.

Lourenço Marques e Ivan Domingues ficaram isolados na frente e discutiram a vitória até à última volta, altura em que o líder do campeonato conseguiu ultrapassar Lourenço Marques e ganhar a segunda manga. Tomás Martins repetiu o terceiro lugar da manga inicial, na frente de Malheiro, Guillermo Acitores, Miguel Couteiro, Matilde Ferreira, Guilherme Alves, Pedro Rilhado, António Madeira e Francisco Costa.

Com estes resultados, Ivan Domingues largou da pole-position para a Final bracarense, disputada em 13 voltas ao traçado de 1286 metros. Adrián Malheiro também largava da primeira fila da grelha e colocou-se logo atrás do piloto de Leiria após o arranque.

O luso-espanhol conseguiria passar para a frente da corrida mas sempre sob forte pressão de Ivan Domingues, que tentava a ultrapassagem na travagem para o gancho interior da pista. Ainda nas primeiras voltas, Ivan Domingues voltou a tentar a ultrapassagem nesse ponto do traçado mas entrou em pião e perdeu o contacto com os primeiros, deixando Adrián Malheiro com uma vantagem significativa na frente do pelotão. Seguiam-se Tomás Martins e Lourenço Marques mas, já na fase final, o leiriense conseguiu passar para o segundo lugar.

A vitória ficou para Adrián Malheiro, que averbou a volta mais rápida da corrida e passou a liderar o campeonato. O segundo lugar da Final minhota foi conquistado por Lourenço Marques, seguido de Tomás Martins – que fez uma excelente prova –, do estreante Miguel Couteiro, de Guillermo Acitores e de Matilde Ferreira, que venceu a classe feminina.

Pedro Rilhado foi sétimo classificado, na frente de Guilherme Alves, António Madeira, Ivan Domingues e Francisco Costa.

A quarta prova do Campeonato de Portugal de Karting KIA está marcada para o fim de semana de 15 e 16 de setembro, no Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral.

Created by: fcairrao - 10/07/18

Browse by Columns

RACES

INTERVIEWS

OPINION

NEXT RACES

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter