José Pinheiro reforça comando no Campeonato de Portugal Cadete

Columns: Races

Por Filipe Cairrão

Fotos VVL Sport Image

 

O Campeonato de Portugal de Karting KIA da categoria Cadete, destinada a pilotos com idades compreendidas entre 7 e os 10 anos de idade, prosseguiu no Kartódromo Internacional de Braga, sob a organização do Parallel Velocity-Club.

O madeirense António Santos, com chassis Kart Republic, foi o mais rápido nos treinos cronometrados ao assinar a melhor volta em 1m04,444s aos 1286 metros da pista bracarense.

Na primeira manga de qualificação, disputada em 8 voltas, António Santos venceu mas teve de resistir às investidas de José Pinheiro (Praga) e de Maria Germano Neto (Praga) que estiveram sempre no encalço do piloto da Madeira. Manuel dos Santos (Parolin) – autor da volta mais rápida em 1m04,716s – terminou logo a seguir no quarto lugar e Tiago Lima (Birel) cruzou a meta na quinta posição.

Na segunda manga de qualificação, os protagonistas na luta pela vitória foram os mesmos, juntando-se desta vez João Maria Gouveia (Praga). António Santos voltou a vencer, na frente de José Pinheiro, Santiago Alves (Madcroc), Tiago Lima e Maria Germano, que apesar de ter sofrido um toque à entrada da reta da meta na última volta, que a obrigou a sair de pista numa altura em que discutia a terceira posição, ainda regressou ao traçado para terminar no quinto lugar… e com a volta mais rápida em 1m04,831s. João Maria Gouveia também esteve na luta por um lugar no pódio, mas uma penalização de cinco segundo relegou-o para o sexto posto. 

Na Final, disputada em 10 voltas, face ao somatório dos resultados obtidos nas duas mangas, António Santos largou da pole-position, tendo a seu lado José Pinheiro, enquanto da segunda linha saíram Maria Germano Neto e Tiago Lima.

Maria Germano esteve na liderança mas depois foi forçada a abandonar à passagem da sexta volta devido a um toque. António Santos e José Pinheiro passaram a travar um duelo pelo comando, mas com Tiago Lima, João Maria Gouveia e Manuel dos Santos logo atrás.

António Santos viu a bandeira xadrez na primeira posição, mas depois uma penalização de cinco segundos relegou-o para o quinto lugar, por uma alegada ultrapassagem em situação de bandeiras amarelas, segundo o Colégio de Comissários Desportivo, o que suscitou dúvidas…

José Pinheiro acabou por vencer a prova bracarense, João Maria Gouveia e Tiago Lima completaram o pódio, enquanto Manuel dos Santos assegurou a quarta posição.    

Martim Marques (Sodikart) – que não teve sorte na primeira manga ao abandonar após a terceira volta – foi sexto a ver a bandeira xadrez, mas uma penalização de 10 segundos fez com que caísse para o 11º lugar. A sexta posição ficou então na posse do espanhol Diego Vasquez (Birel), seguindo-se Noah Monteiro (FA), Pedro Cachada (Sodikart), Santiago Alves – que rubricou a volta mais rápida em 1m05,007s – e Rodrigo Vilaça (Tonykart) que fechou o top-10.

Pedro Moura (Praga) terminou na 12.ª posição, na frente de Rodrigo Ferreira (Sodikart), Rodrigo Seabra (Sodikart), Daniel Garcia (Birel Art), Daniel Velasco (Birel ART) e de Pedro Soares (Sodikart).

A quarta e penúltima prova está agendada para 15 e 16 setembro e será disputada no KIRO-Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral, sob a organização da ACDME.

Created by: fcairrao - 10/07/18

Browse by Columns

RACES

INTERVIEWS

OPINION

NEXT RACES

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter