RMCP 1: Nova vitória do ucraniano de Luka Fedorenko na Micro-Academy

Columns: Races

Por Filipe Cairrão

Fotos VVL Sport Image

 

Destinada a pilotos estreantes nas competições Rotax, a categoria Micro Academy cumpriu a segunda prova do Rotax Max Challenge Portugal no Kartódromo de Viana do Castelo. Nos treinos cronometrados, Gonçalo Pereira (Praga) começou por garantir a pole-position para a Final 1 ao rodar em 51,962s, partilhando a linha da frente com Pedro Moura (Praga). O arranque da primeira corrida do dia ficaria marcado pela alegada falsa partida de Pedro Moura, que viria saltar para a frente da corrida e a construir uma vantagem que o levou a cortar a linha de meta na primeira posição. Contudo, os 10 segundos de penalização relegaram o jovem piloto de Penafiel para o quarto lugar da Final 1, numa corrida que viria a ser ganha por Luka Fedorenko (EKR). Atrás do piloto ucraniano terminou Gonçalo Pereira, que também viria a ser penalizado em três segundos por saída parcial dos corredores no momento da partida, enquanto Tiago Teixeira (FA) completou o pódio da primeira corrida do dia. Pedro Moura, Ricardo Gonçalves (Praga) e Afonso Pinto Soares (EKR) completaram, por esta ordem, a classificação da Final 1.

Na Final 2, seria Pedro Moura a largar da pole-position e desta vez o jovem penafidelense esteve exemplar no momento da partida e conseguiu um ligeiro avanço nas primeiras voltas. Após rodarem juntos na fase inicial, Luka Fedorenko e Gonçalo Pereira juntaram-se a Pedro Moura na frente da corrida e encetaram uma interessante discussão pela vitória. Quando tudo parecia indicar que Fedorenko iria somar mais um triunfo, Pedro Moura protagonizou uma excelente ultrapassagem na última curva, obtendo uma merecida vitória com escassos 0,067s de vantagem sobre o piloto ucraniano.

Gonçalo Pereira atrasou-se nas últimas voltas, mas completou o pódio e ainda obteve a volta mais rápida da corrida em 51,680s. O top 6 ficou completo com Ricardo Gonçalves, Afonso Pinto Soares e Tiago Teixeira, respetivamente.

Com uma vitória e um segundo lugar, Luka Fedorenko somou os pontos necessários para voltar a subir ao lugar mais alto do pódio, tal como tinha acontecido em Palmela. O jovem ucraniano foi acompanhado por Pedro Moura e Gonçalo Pereira, respetivamente. Tiago Teixeira foi quarto classificado, na frente de Ricardo Gonçalves e de Afonso Pinto Soares.

 

Todas as classificações em:

http://www.apex-timing.com/goracing/results.php?path=/korridas/2018/viana/

Created by: fcairrao - 26/06/18

Browse by Columns

RACES

INTERVIEWS

OPINION

NEXT RACES

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter