Ferreira, Teixeira, Magalhães e Ramos triunfam no Campeonato de Portugal ‘Shifter’

Columns: Races

Por Filipe Cairrão

Fotos VVL Sport Image

 

O Campeonato de Portugal de Karting Kia prosseguiu no Kartódromo Internacional de Leiria, com a realização da segunda prova, sob a organização do Núcleo de Desportos Motorizados local (NDML). As categorias X30 Shifter e X30 Super Shifter partilharam, como habitualmente, a mesma grelha, contemplando também as seguintes classes: Júnior (dos 15 aos 18 anos de idade), Sénior (dos 18 aos 31), Master (dos 32 aos 44) e Gentleman (com mais de 45 anos).

Na X30 Super Shifter –  karts equipados com motores de 175cc e caixa de velocidades –, Joel Magalhães (Birel ART) foi o mais rápido à geral em 47,284s e o melhor na classe Master (dos 32 aos 44 anos). Na classe Gentleman (pilotos com idade igual ou superior a 45 anos), o mais rápido foi Manuel Ramos (CRG) ao rodar em 49,751.

Na categoria X30 Shifter – karts de 125cc com caixa de velocidades –, o mais rápido à geral foi Rodrigo Ferreira (Praga), com o registo de 46,982s, sendo também o mais forte na classe Júnior. Na Sénior, Hugo Marreiros (DR) rubricou o melhor ‘crono’ em 47,214s.

Na primeira manga de qualificação – disputada em 13 voltas –, Rodrigo Ferreira com um bom arranque colocou-se na frente da corrida e não mais a largou até à bandeira xadrez, vencendo à geral e na classe X30 Shifter Júnior. Tiago Teixeira (Birel ART) terminou na segunda posição e venceu na Sénior, mas teve de se esforçar bastante para superar Hugo Marreiros, autor da melhor volta em 47,480s. Na X30 Super Shifter, Joel Magalhães, que assinou a volta em 47,905s, levou a melhor sobre João Barros (Birel Art) na luta pela vitória, vencendo também na Master, enquanto Manuel Ramos impôs-se na classe Gentleman.

Na segunda manga de qualificação, Rodrigo Ferreira arrancou melhor, mas ainda na primeira volta Tiago Teixeira assumiu a liderança e não mais a largou até final, estabelecendo também a volta mais rápida em 48,008s. O piloto de Paredes venceu assim à geral e na classe Sénior, enquanto Rodrigo Ferreira triunfou na Júnior. Joel Magalhães voltou a impor-se à geral na X30 Super Shifter (com a volta mais rápida em 48,626s) e na classe Master, enquanto João Paulo Cunha (Sodikart) venceu na Geltleman.

Um incidente fez com que Pedro Oliveira (Exprit) e João Pedro Cunha (Sodikart) fossem forçados a abandonar, assim como Duarte Mano (CRG).

Na Final, disputada em 16 voltas ao traçado leiriense de 1006 metros, Rodrigo Ferreira largou da pole-position e com um bom arranque assumiu a liderança e não mais a largou até final, vencendo a categoria X30 Shifter à geral, assim como a classe Júnior, com a volta mais rápida em 47,350s.

Tiago Teixeira esteve sempre a pressionar Rodrigo Ferreira mas acabou por terminar na segunda posição e vencer a classe Sénior, na frente de Miguel Ramos (2º Sénior) e Hugo Marreiros (3º Sénior).

Joel Magalhães cruzou a meta quinta posição e venceu a categoria X30 Super Shifter, assim como a classe Master, com a volta mais rápida em 47,707s, na frente de João Barros (2º Master) e de Paulo Martins (Sodikart).

Duarte Mano viu a bandeira xadrez no oitavo lugar, sendo quarto classificado na Sénior, enquanto Rita Teixeira (Sénior) e Vasco Lázaro (Master) – ambos penalizados em cinco segundos por irregularidade no spoiler frontal –, encerraram o top-10.

Pedro Oliveira (Exprit), da Master, concluiu a prova leiriense na 11ª posição, seguindo-se João Pedro Cunha (Sodi), da Sénior. Manuel Ramos (CRG) venceu a categoria Gentleman, na qual João Paulo Cunha (Sodikart) foi segundo classificado.

A terceira prova está agendada para 7 e 8 de julho e será disputada no Kartódromo Internacional de Braga, sob a organização do Clube Automóvel de Vila Real (CAVR).

Created by: fcairrao - 28/05/18

Browse by Columns

RACES

INTERVIEWS

OPINION

NEXT RACES

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter