Ricardo Borges triunfa e é mais líder no Campeonato de Portugal X30 Sénior

Columns: Races

Por Filipe Cairrão

Fotos VVL Sport Image

 

A categoria X30 Sénior, para pilotos a partir dos 15 anos, também cumpriu a segunda jornada da época do Campeonato de Portugal de Karting Kia, realizada no Kartódromo Internacional de Leiria, sob a organização do Núcleo de Desportos Motorizados local (NDML).

Um total de 11 pilotos compareceram na prova leiriense e Ricardo Borges (Kart Republic) chegava à região Centro como líder do campeonato, fruto do triunfo na ronda inaugural, em Viana do Castelo. E o piloto da Maia voltou a mostrar a sua competitividade pois começou o fim de semana ao ser o mais rápido nos treinos cronometrados, rodando em 48,111s, tendo João Galveias (Tonykart) ao seu lado na primeira fila da grelha.

Borges fez uma gestão perfeita da sua corrida – e dos pneus – na primeira manga de qualificação, juntando a vitória à volta mais rápida da corrida (48,550s). O espanhol Álvaro Montenegro (FA) fez uma excelente recuperação vindo do 10º lugar da grelha e chegou a rodar próximo de Ricardo Borges, vendo a bandeira de xadrez no segundo lugar, mas sendo penalizado em cinco segundos (desceu ao quinto posto) por ter o spoiler dianteiro fora do lugar. Assim, Alexandre Areia (Kart Republic) e Guilherme Gusmão (Exprit) acompanharam Ricardo Borges nos lugares do pódio, com Manuel Leão (Tonykart) a terminar no quarto posto, na frente de Montenegro.

Na segunda manga de qualificação, Alexandre Areia arrancou bem e colocou-se na frente da corrida, com Ricardo Borges logo atrás. Os dois pilotos com chassis Kart Republic lideraram as primeiras voltas mas Ricardo Borges viria a assumir o comando à sexta volta, ‘abrindo’ depois uma vantagem que controlou até ao final. O segundo lugar ficou para Guilherme Gusmão, aproveitando um toque de Manuel Leão em João Galveias já nas voltas finais. Leão terminou no derradeiro lugar do pódio, na frente de Lourenço Monteiro (FA) e Alexandre Areia, que não conseguiu manter o andamento das voltas iniciais. Seguiram-se Álvaro Montenegro, Luís Caetano (Madcroc) e João Galveias, que apesar do toque, conseguiu averbar a volta mais rápida da corrida, em 49,262s.

No somatório dos resultados das mangas de qualificação, Ricardo Borges largou da pole position para a Final e o piloto de 19 anos não deu qualquer hipótese à concorrência, vencendo com uma impressionante margem de 8,837s sobre o segundo classificado. Com dois triunfos nas duas primeiras provas do ano, Ricardo Borges é cada vez mais o principal candidato ao título nacional da X30 Sénior.

Guilherme Gusmão conseguiu ultrapassar Alexandre Areia a meio da corrida decisiva e depois construiu um avanço confortável rumo ao segundo lugar. O piloto de Évora já nem se apercebeu da animada discussão pelo último lugar do pódio, que envolveu Alexandre Areia, João Galveias, João Vairinhos (Praga) e Manuel Leão. Areia conseguiu resistir aos ataques dos seus adversários e assegurou o terceiro lugar da Final, na frente de Vairinhos, Leão, Álvaro Montenegro, João Ferreirinha (Sodi) e Noah da Silva (DR). Azarado, João Galveias terminou a Final no 10º lugar da Final, fruto de uma penalização de cinco segundos por irregularidade no spoiler frontal, enquanto Luís Caetano (Madroc) foi obrigado a abandonar logo na primeira volta.         

A terceira prova está agendada para 7 e 8 de julho e será disputada no Kartódromo Internacional de Braga, sob a organização do Clube Automóvel de Vila Real (CAVR).

Created by: fcairrao - 28/05/18

Browse by Columns

RACES

INTERVIEWS

OPINION

NEXT RACES

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter