Frederico Peters garante vitória muito especial no Campeonato de Portugal Júnior

Columns: Races

Por Filipe Cairrão

Fotos VVL Sport Image

 

A categoria Júnior (para pilotos entre os 12 e os 14 anos de idade) foi a mais concorrida da segunda jornada do Campeonato de Portugal de Karting Kia, com um total de 19 pilotos a alinharem na prova disputada no Kartódromo Internacional de Leiria, sob a organização do Núcleo de Desportos Motorizados de local (NDML).

Depois do arranque em Viana do Castelo, o campeão em título Guilherme de Oliveira (Tonykart) chegava a Leiria no topo da tabela mas foi o rookie Luís Alves a estabelecer a melhor volta nos treinos cronometrados, rodando em 48,804s, sendo acompanhado na primeira fila da grelha por Frederico Peters (Kart Republic).

O jovem piloto de Guimarães começou a manhã de domingo em grande nível, dominando por completo a primeira manga de qualificação e registou ainda a volta mais rápida com o tempo de 49,289s. Frederico Peters assegurou o segundo lugar na primeira manga, enquanto mais atrás Mariana Machado (Praga) fez uma recuperação notável, subindo desde o último lugar até ao terceiro lugar final, fruto de uma ultrapassagem na última volta a Guilherme de Oliveira. O piloto de Vila Nova de Gaia viria depois a ser penalizado em cinco segundos, devido à posição das carenagens frontais do seu kart, terminando a primeira manga na oitava posição, enquanto Tomás Caixeirinho (Kart Republic) garantiu o quarto lugar, na frente de Henrique Cruz (CRG), Rodrigo Leitão (Tonykart) e do espanhol Sergio Rodriguez (Sodi).

Na segunda manga de qualificação, Luís Alves voltou a mostrar a sua rapidez e repetiu a vitória da manhã, alcançando também a volta mais rápida com o registo de 49,642s. Frederico Peters voltou a secundar o piloto vimaranense e assegurou igual posição na grelha de partida para a corrida decisiva. Mariana Machado também repetiu o terceiro lugar da primeira manga de qualificação, enquanto Henrique Cruz e Guilherme de Oliveira completaram o top 5.

Na Final, Frederico Peters surgiu ainda mais rápido e passou para o comando da corrida logo à segunda volta. A partir daí, o piloto de Évora concentrou-se em não permitir um ataque de Luís Alves ao longo das 18 voltas ao traçado de 1006 metros. Os dois terminaram separados por escassos 0,375s mas Peters pôde festejar a vitória em Leiria, dedicando o emocionante triunfo à mãe, que faleceu em finais de 2016.

Luís Alves rodou sempre muito próximo do piloto de Évora e terminou no segundo lugar, num fim de semana onde demonstrou que é preciso contar com ele na luta pelos primeiros lugares do campeonato, conseguindo ainda a volta mais rápida da Final, com o tempo de 49,674s.

Guilherme de Oliveira fez uma corrida em crescendo e também subiu ao pódio, um resultado que também esteve ao alcance de Henrique Cruz que, no entanto, fechou o fim de semana com um meritório quarto lugar. João Mendes (Sodikart) foi outro piloto que demonstrou uma notória evolução e completou o top 5, na frente de Tomás Caixeirinho, do luso-moçambicano Pedro Perino (Tonykart) e de Mariana Machado.

Seguiram-se o espanhol Sergio Rodriguez, Afonso Ferreira (Tonykart) – que perdeu alguns lugares nas últimas voltas quando discutia o sétimo posto -, Miguel da Silva (Kart Republic), Luís Leão (FA), Rodrigo Leitão (Tonykart), o checo Zdenek Chovanec (Tonykart) – penalizado em cinco segundos por irregularidade no spoiler dianteiro -, Santiago Ribeiro (Birel ART), Rodrigo Lessa (Tonykart), Manuel Soares (Kart Republic) – também penalizado em cinco segundos –, José Pedro (DR) e Diogo Martins (Birel ART).

A terceira prova está agendada para 7 e 8 de julho e será disputada no Kartódromo Internacional de Braga, sob a organização do Clube Automóvel de Vila Real (CAVR).

Created by: fcairrao - 28/05/18

Browse by Columns

RACES

INTERVIEWS

OPINION

NEXT RACES

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter