Ivan Domingues vence e reforça liderança no Campeonato de Portugal Juvenil

Columns: Races

Por Filipe Cairrão

Fotos VVL Sport Image

 

Depois do arranque em Viana do Castelo, o Campeonato de Portugal de Karting Kia prosseguiu no Kartódromo Internacional de Leiria, palco da segunda prova da categoria Juvenil, onde competem pilotos entre os 10 e os 12 anos de idade.

Num pelotão com 12 pilotos, Ivan Domingues (Madcroc) chegava a Leiria na frente do campeonato e começou por conseguir o melhor tempo nos treinos cronometrados, ao rodar em 52,060s, sendo acompanhado na primeira fila da grelha pelo vencedor da Final de Viana do Castelo, Adrián Malheiro (Praga).

No domingo de manhã, estes dois pilotos mantiveram as duas primeiras posições na manga inaugural, dominada pelo jovem piloto leiriense, que também obteve a volta mais rápida da corrida (52,394s). Malheiro garantiu o segundo lugar e Tomás Martins (DR) também chegou a rodar muito próximo do piloto luso-espanhol, vindo a completar o pódio da primeira manga.

Atrás de Tomás Martins desenrolou-se uma intensa discussão pelo quarto lugar que seria favorável a Lourenço Marques (Top Kart), autor de uma excelente recuperação, logo seguido por Matilde Ferreira (Praga) e Miguel Couteiro (EKR).

Na segunda manga de qualificação, reeditou-se o duelo entre Ivan Domingues e Adrián Malheiro mas desta feita foi Malheiro a arrancar melhor e a colocar-se na frente da corrida. Estes dois pilotos alternaram o comando várias vezes mas Domingues passou para a liderança na oitava volta e não mais a largou, conseguindo ainda a volta mais rápida em 52,848s. Malheiro voltou a ser o segundo classificado e Lourenço Marques esteve ainda melhor nesta manga ao terminar no terceiro posto, na frente de Tomás Martins, Matilde Ferreira e Miguel Couteiro.

Com o somatório dos resultados das duas mangas, Ivan Domingues largou da pole position para a Final e o jovem leiriense arrancou bem, apesar de ser pressionado por Adrián Malheiro durante as voltas iniciais. Assim que conseguiu alguns metros de vantagem sobre Malheiro, Ivan Domingues começou a impor o seu andamento e acabou por vencer a Final de Leiria, conseguindo também a volta mais rápida da corrida (52,544s), culminando assim um fim de semana praticamente perfeito. Malheiro teve, desta vez, de se contentar com o segundo lugar mas foi sempre o adversário mais forte de Ivan Domingues, num duelo que promete repetir-se ao longo da época.

A luta pelo derradeiro lugar do pódio foi intensa e envolveu Tomás Martins, Lourenço Marques, Matilde Ferreira e Miguel Couteiro. Nas últimas voltas, as trocas de posição foram constantes mas Lourenço Marques conseguiu garantir o terceiro lugar final, na frente Matilde Ferreira (quarta), Miguel Couteiro (quinto), Tomás Martins (sexto) e Pedro Rilhado (sétimo).

O espanhol Guilhermo Acitores (Birel) terminou a Final na oitava posição e Tomás Rodrigues, que se estreou no Campeonato de Portugal de Karting da categoria Juvenil e com um novo chassis Sodikart, foi o nono classificado em Leiria, na frente de Guilherme Alves (EKR), António Madeira (Parolin) e Francisco Costa (Praga).

A terceira prova está agendada para 7 e 8 de julho e será disputada no Kartódromo Internacional de Braga, sob a organização do Clube Automóvel de Vila Real (CAVR).

Created by: fcairrao - 28/05/18

Browse by Columns

RACES

INTERVIEWS

OPINION

NEXT RACES

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter