José Pinheiro soma nova vitória para o Campeonato de Portugal Cadete

Columns: Races

Por Filipe Cairrão

Fotos VVL Sport Image

 

O Campeonato de Portugal de Karting Kia da categoria Cadete, destinada a pilotos com idades compreendidas entre 7 e os 10 anos de idade, prosseguiu no Kartódromo Internacional de Leiria, sob a organização do Núcleo de Desportos Motorizados local (NDML).

José Pinheiro, com chassis Praga, rubricou a melhor volta nos treinos cronometrados (55,057s) e, durante a primeira manga de qualificação, disputada em 10 voltas, liderou de princípio a fim, assinando também a melhor volta em 55,210s. António Santos (Kart Republic) venceu o duelo com João Gouveia (Praga) na luta pelo segundo lugar, enquanto a disputa pelo quarto foi muito intensa entre Santiago Alves (Madcroc), Manuel dos Santos (Top Kart) e Rodrigo Vilaça (Tonykart), pilotos que acabariam por terminar por esta ordem, respetivamente.

Na segunda manga de qualificação, José Pinheiro somou mais uma vitória com a volta mais rápida em 55,268s, enquanto Santiago Alves terminou na segunda posição, vindo, contudo, a ser desclassificado pelos comissários desportivos. António Santos garantiu o segundo lugar e Maria Germano Neto (Praga) – que vinha a destacar-se desde os treinos cronometrados – fez uma boa recuperação e terminou no terceiro lugar, na frente de João Gouveia e Manuel dos Santos que fecharam o top-5.

Na Final, disputada em 12 voltas aos 1.006 metros da pista leiriense, José Pinheiro, face às duas vitórias nas mangas, arrancou da pole-position e liderou sensivelmente os primeiros dois terços da corrida, altura em que António Santos passou para o comando e não mais o largou até final, assinando também a volta mais rápida em 55,220s.

Contudo, António Santos viria a ser penalizado com dois segundos por ter, de acordo com o Colégio de Comissários Desportivos, feito uma ultrapassagem em situação de bandeira amarelas.

Assim, José Pinheiro venceu a prova e António Santos foi segundo classificado, enquanto Santiago Alves completou o pódio de forma muito meritória depois de ter arrancado do oitavo lugar. João Gouveia, Maria Germano e Manuel dos Santos também estiveram na luta pelo terceiro lugar, mas acabaram por fechar o top-6, respetivamente.

Rodrigo Vilaça garantiu a sétima posição, após disputa intensa com Pedro Cachada (Sodikart) e Tiago Lima (EKR), os oitavo e nono posicionados, enquanto Pedro Moura (Praga) encerrou o top-10.

Martim Marques (Sodikart) terminou na 11ª posição, na frente de Diogo Caetano (Birel ART) e do espanhol Daniel Velasco (Birel ART)). Rodrigo Seabra (Sodikart) – que rodou nos lugares da frente nas mangas de qualificação – foi 14º classificado, mas optou por abandonar quando a corrida para ir ver o adversário e amigo Noah Monteiro (FA) que se viu envolvido num aparatoso incidente a três voltas do final precisamente com Rodrigo Seabra. O jovem piloto de apenas 7 anos de idade preferiu desistir da corrida para ir imediatamente pedir desculpa a Noah Monteiro pelo incidente, felizmente sem consequências de maior. Atitude de enorme ‘fair-play’ de Rodrigo Seabra… que vale mais do que uma vitória ou boa classificação.

Rodrigo Ferreira (Sodikart), que teve problemas logo no início da corrida, assim como Pedro Soares (Sodikart), enquanto o espanhol Daniel Garcia foi forçado a abandonar a meio da corrida.

A terceira prova está agendada para 7 e 8 de julho e será disputada no Kartódromo Internacional de Braga, sob a organização do Clube Automóvel de Vila Real (CAVR).

Created by: fcairrao - 28/05/18

Browse by Columns

RACES

INTERVIEWS

OPINION

NEXT RACES

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter