RMCP 1: Espanhol Christian Costoya triunfa na categoria Micro-Max

Columns: Races

Por Filipe Cairrão

Fotos VVL Sport Image

 

José Pinheiro (Praga) foi o mais rápido nos treinos cronometrados da Micro com a marca de 56,912s na prova de abertura do Rotax Max Challenge Portugal, disputada no Kartódromo Internacional de Palmela. Na Final 1, o piloto de Guimarães arrancou bem, assumiu a liderança mas à oitava das 12 voltas da corrida começou a ser pressionado por Christian Costoya (Tonykart). O piloto espanhol viria mesmo a ultrapassar José Pinheiro, tendo este que contentar-se com a segunda posição por escassos 0,121s.

Oleksander Bondarev (EKR) e Henrique de Oliveira (Tonykart) travaram uma intensa luta pela terceira posição, que sorriu ao piloto ucraniano, enquanto o jovem piloto de Vila Nova de Gaia viria a ser relegado para o sétimo lugar em virtude de uma penalização de cinco segundos por ter o spoiler tocado.

Diogo Castro (FK) acabou por ser um tranquilo quarto classificado mas contou com forte oposição do espanhol Guillermo Pernia (Tonykart) e de Maria Germano Neto (Praga), que foram os quinto e sexto classificados, respetivamente.

Igualmente na luta pelo quarto lugar esteve Rodrigo Vilaça (Tonykart), assim como Frederico Pinto Coelho (Maranello), que também viria a ser penalizado em cinco segundos devido ao spoiler danificado.

Pedro Carvalho (Tonykart), também penalizado em três segundos devido a saída parcial dos corredores no momento da partida, fechou o top 10, enquanto Martim Marques (Sodikart) teve pior sorte (penalização de 10 segundos por saída total dos corredores de partida), vindo a terminar no 11º lugar.

Na Final 2, José Pinheiro largou da pole-position mas na segunda volta caiu para o sétimo lugar. Christian Costoya ficou praticamente isolado no comando da corrida, conseguindo assim a segunda vitória do dia e a volta mais rápida (57,475s). Henrique de Oliveira continuou a surpreender em Palmela ao estar na luta pela segunda posição, terminando no terceiro lugar, atrás do ucraniano Oleksander Bondarev e na frente de José Pinheiro.

Diogo Castro terminou logo a seguir e fechou o top-5, na frente de Maria Germano Neto, Rodrigo Vilaça, Guillermo Pernia, Frederico Pinto Coelho, Pedro Carvalho e Martim Marques, sendo que os três últimos foram penalizado com três segundos por saída parcial dos corredores no momento da partida.

Com estes resultados, Christian Costoya venceu a ronda de abertura, terminando na frente de Oleksander Bondarev e José Pinheiro. Diogo Figueiredo e Henrique de Oliveira também lograram terminar no top 5, com Maria Germano Neto, Guillermo Pernia, Rodrigo Vilaça, Frederico Pinto Coelho, Pedro Carvalho, Martim Marques e Paulo Zacarias a ocuparem as posições seguintes, respetivamente.

Salvador Trindade viu-se envolvido num aparatoso acidente nos treinos livres de sábado e não pôde alinhar na prova, estando a recuperar de uma fratura no pulso e na clavícula.

 

Todas as classificações em:

http://www.apex-timing.com/goracing/results.php?path=/korridas/2018/palmela/

Created by: fcairrao - 07/05/18

Browse by Columns

RACES

INTERVIEWS

OPINION

NEXT RACES

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter