Guilherme de Oliveira estreia-se no Europeu Rotax com um 4.º lugar numa manga

- Races

Por Filipe Cairrão

 

“Guilherme you were great, extremely fast, but had such a bad luck on the last turn…!!!”, assim foi recebido Guilherme de Oliveira na ‘MotorHome’ da equipa britânica Dan Holland após a sessão única de treinos cronometrados da primeira prova do Campeonato da Europa de Karting Rotax, que decorreu no circuito belga de Genk.

A exortação é explicada pelo facto do jovem piloto português não ter conquistado a pole-position na categoria Júnior, segundo o telemetrista britânico, porque na última volta, quando Guilherme de Oliveira entrou na reta da meta, tinha o melhor tempo nos dois primeiros setores e preparava-se para rubricar a pole-position no terceiro setor. Contudo, o piloto teve de se desviar de dois concorrentes que não evitaram um toque. Ainda assim, o piloto português, estreante no Europeu e com 13 anos de idade, fez o 15º tempo à geral e ficou apenas a 0,288s do holandês Kris Haanen (Exprit), autor da pole-position.

A rapidez estava lá – perante uma forte concorrência que no fim de semana anterior havia precisamente competido em Genk para o BNL… ou para treinar –, mas na primeira manga de qualificação um toque na traseira do kart de Guilherme de Oliveira, equipado com chassis FA, fez com que caísse para os últimos lugares.

Determinado, na segunda manga de qualificação, o único piloto luso na edição 2018 do Campeonato Europeu de Karting Rotax surpreendeu a concorrência ao garantir a quarta posição!

As expetativas para as duas corridas Finais eram boas e na primeira quando rodava no top-10 um toque relegou-o para os últimos lugares. Na Final 2, disputada à chuva, em que teve de largar da 26ª posição, Guilherme de Oliveira – na tentativa de recuperar o prejuízo – confessou ter arriscado numa ultrapassagem e, por isso, cruzou a meta no 18º lugar. “Era tudo novo para mim… ou quase. Por isso, a experiência foi espetacular e acredito que terminei a prova ainda mais forte. Julgo que tenho condições para lutar nas próximas provas pelos primeiros lugares, sempre com o apoio do meu mecânico José Santos, da QZ Racing Team e, naturalmente, da estrutura onde estou integrado para este Europeu, a Dan Holland Racing, através da qual tive oportunidade de conhecer o Sean Babington (n.d.r. na foto à direita) que foi campeão do mundo”, comentou Guilherme de Oliveira que vai disputar a segunda prova do Campeonato da Europeu de Karting Rotax entre os dias 7 e 10 de junho no circuito de Kristianstad, na Suécia.

O belga Kobe Pauwels (Tonykart) impôs-se na Final 1 e o holandês Sem Van Til (Intrepid) triunfou na Final 2, mas o vencedor da prova seria o holandês Mike Van Vugt (Exprit) por ter totalizado o maior número de pontos (40) nas duas Finais, graças a dois segundos lugares.

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter
Follow Us on Facebook