Por Filipe Cairrão
Fotos VVL Sport Image
Na primeira prova do Campeonato de Portugal de Karting, disputado no Kartódromo de Viana do Castelo, com a organização a cargo do Clube Automóvel do Minho, as categorias X30 Shifter e X30 Super Shifter partilharam a mesma grelha, contemplando as seguintes classes: Júnior (dos 15 aos 18 anos de idade), Sénior (dos 18 aos 32), Master (dos 32 aos 45) e Gentleman (com mais de 45 anos).
O mais rápido na classe Júnior e (dos 15 aos 17 anos) e também à geral foi Rodrigo Ferreira (Praga), com o registo de 42,963s, apesar de ter sido obrigado a trocar de motor (gripado) a poucos minutos do início da sessão. Na Sénior (dos 18 aos 31 anos), o mais forte a abrir foi Hugo Marreiros (DR), com o ‘crono’ de 43,108s.
Joel Magalhães (Birel ART), com o tempo de 43,129s, foi o mais rápido na X30 Super Shifter e na classe Master (dos 32 aos 44 anos), enquanto na Gentleman (pilotos com idade igual ou superior a 45 anos), o mais forte foi Ilídio Fernandes (Sodikart), ao rodar em 43,640s.
Na primeira manga de qualificação, Hugo Marreiros com um bom arranque colocou-se na frente. Contudo, a corrida viria a ser interrompida devido a um incidente com Pedro Oliveira (Kosmic) – sem consequências de maior – e na nova largada Marreiros voltou a ser o mais bem-sucedido. Entretanto, Rodrigo Ferreira – que havia caído para a quarta posição na partida –, revelou-se depois mais forte e bateu toda a concorrência à geral na X30 Shifter, vencendo também na classe Júnior. Hugo Marreiros terminou logo a seguir e triunfou na classe Sénior, na frente de Miguel Ramos (CRG).
Na X30 Super Shifter, Joel Magalhães levou a melhor sobre João Barros (Birel Art) na luta pela vitória na Master e Ilídio Fernandes impôs-se na classe Gentleman.
Na segunda manga de qualificação – com uma partida atribulada em que Tiago Teixeira (Birel Art) e João Pedro Cunha (Sodikart) foram logo forçados a abandonar, assim como Vasco Lázaro (CRG) e João Barros (Birel Art) mais tarde –, Hugo Marreiros venceu à geral na X30 Shifter e na classe Sénior, Rodrigo Ferreira triunfou na Júnior, enquanto que Joel Magalhães voltou a impor-se na X30 Super Shifter Master e Ilídio Fernandes na Gentleman.
Na Final, disputada em 15 voltas ao traçado vianense de 1107 metros, Rodrigo Ferreira largou da pole-position, mas foi Hugo Marreiros a colocar-se na frente da corrida. Contudo, rapidamente o piloto do Porto recuperou a liderança antes da primeira passagem pela meta, seguindo-se de Hugo Marreiros, Miguel Ramos, João Barros, Joel Magalhães e Ilídio Fernandes.
Rodrigo Ferreira não mais cedeu o comando e festejou a vitória à geral na X30 Shifter e na classe Júnior. João Barros foi o segundo a cruzar a meta e triunfou à geral na X30 Super Shifter e na classe Master, enquanto Tiago Teixeira (Birel Art) superou Hugo Marreiros na última volta e venceu a classe Sénior.
Joel Magalhães fechou o top-5 (2º na Master), na frente de Miguel Ramos (3º Sénior) e de Duarte Mano (CRG) que foi o 4º classificado na Sénior.
Ilídio Fernandes terminou na oitava posição e venceu a classe Gentleman, na frente de Pedro Oliveira (3º Master).
Ana Rita Teixeira (CRG) – que sofreu um toque na partida da segunda manga de qualificação, pelo que só alinhou na segunda manga – encerrou o top-10 da Final e foi quinta classificada na classe Sénior.
João Pedro Cunha, que também foi forçado a abandonar logo após a partida da segunda manga de qualificação, terminou no 11º lugar e foi o 6º posicionado na Sénior.
O regressado Vasco Lázaro (CRG), igualmente obrigado a desistir na segunda manga de qualificação, foi 12º classificado e quarto na Master, seguindo-se Manuel Ramos (CRG), vencedor na classe Gentleman e que também enfrentou uma manga atribulada.
Paulo Martins (Sodikart) não foi muito feliz nesta jornada inaugural, sendo quinto posicionado na Master, assim como João Paulo Cunha (Sodikart) e João Dias (Kart Republic), pilotos que garantiram as terceira e quarta posições, respetivamente, na Gentleman.
A segunda prova está agendada para 26 e 27 de maio e será disputada no Kartódromo Internacional de Leiria, com a organização a cargo do Núcleo de Desportos Motorizados local.