Guilherme de Oliveira entra a ganhar no Campeonato de Portugal Júnior

Columns: Races

Por Filipe Cairrão

Fotos VVL Sport Image

 

A categoria Júnior teve o maior pelotão no arranque do Campeonato de Portugal de Karting, com um total de 21 pilotos – e vários candidatos naturais aos lugares do pódio – a configurarem um excelente fim de semana em Viana do Castelo.

Campeão nacional em título e recente vencedor do Open de Portugal, Guilherme de Oliveira (Tonykart) começou por estabelecer o melhor tempo nos treinos cronometrados, ao rodar em 45,670s, embora os sete primeiros na qualificação tenham ficado separados por escassos 0,236s.

Nas duas mangas de qualificação, o piloto de Vila Nova de Gaia confirmou o favoritismo e não deu hipótese à concorrência, com Frederico Peters (Kart Republic) a terminar atrás de Guilherme de Oliveira em ambas as corridas. Rodrigo Leitão (Tonykart) ainda cortou a meta no terceiro lugar na manga inicial, mas seria desclassificado devido a irregularidade técnica, promovendo Mariana Machado (Praga) ao terceiro posto (com a melhor volta), resultado que a piloto de Vila Verde viria a repetir na segunda manga.

O somatório destes resultados deu a pole position para a Final a Guilherme de Oliveira, que partilhava a primeira linha da grelha com Frederico Peters. Só que o aparecimento da chuva acabou por transformar a correlação de forças na corrida decisiva e, depois de uma partida abortada, Afonso Ferreira (Tonykart) saltou para a liderança no segundo arranque, vindo do sétimo lugar da grelha. O piloto de Braga, que teve duas mangas atribuladas (sétimo e oitavo), foi o primeiro a cortar a linha de meta mas foi excluído do evento após as verificações técnicas, devido à posição das rodas do seu kart. Assim, Guilherme de Oliveira iniciou a defesa do seu título com uma vitória, continuando em excelente momento de forma depois de já se ter destacado em outras competições este ano.

Frederico Peters garantiu o segundo lugar na Final, após suster a aproximação de Zdenek Chovanec (Tonykart), jovem checo que também conseguiu subir ao pódio. Henrique Cruz (CRG) foi o quarto classificado em Viana do Castelo, depois de já ter obtido um top 5 na segunda manga de qualificação, terminando na frente do campeão em título da Juvenil, Luís Alves (Sodikart), e de Rúben Silva (CRG), que chegou a discutir um lugar no pódio com Frederico Peters, até sofrer um pião na antepenúltima volta.

Luís Leão (FA) terminou a Final no sétimo lugar, enquanto Tomás Caixeirinho (CRG), João Mendes (Sodikart) – quarto classificado nas mangas – e o luso-moçambicano Pedro Perino encerraram o top 10.

Seguiram-se Miguel Silva (Kart Republic), Sérgio Rodriguez (Sodikart), Santiago Ribeiro (Birel ART), Diogo Martins (Birel ART), Gustavo Francisco (Madcroc), Manuel Soares (Kart Republic) e José Pedro (DR). Já Mariana Machado, uma das protagonistas das mangas, teve de correr com pneus slicks à chuva e terminou na 18ª posição da Final, na frente de Rodrigo Lessa (Tonykart) e de Rodrigo Leitão, pilotos que também não foram muito felizes na corrida decisiva.

A segunda prova está agendada para 26 e 27 de maio e será disputada no Kartódromo Internacional de Leiria, com a organização a cargo do Núcleo de Desportos Motorizados local.

Created by: fcairrao - 16/04/18

Browse by Columns

RACES

INTERVIEWS

OPINION

NEXT RACES

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter