Por Filipe Cairrão
Fotos VVL Sport Image
No Open de Portugal Karting da categoria X30 Sénior, disputado este fim de semana, no Kartódromo de Viana do Castelo, sob a organização do Clube Automóvel do Minho (CAM), Guilherme Gusmão, com chassis Exprit, foi o mais rápido nos treinos cronometrados (com o tempo de 44,748s) e venceu depois as duas mangas de qualificação e a Final, garantindo assim o seu primeiro título da época.
Na corrida decisiva, Guilherme Gusmão ficou na frente de Manuel Leão (FA), que a duas voltas do final conseguiu passar para a frente de Álvaro Montenegro (FA). Leão ocupou, assim, o lugar intermédio do pódio em Viana do Castelo, enquanto Montenegro obteve a volta mais rápida da Final com um registo de 44,875s.
João Galveias (Tonykart) e João Vairinhos (Praga) encetaram um excelente duelo na Final e completaram o top-5 por esta ordem. Seguiram-se Lourenço Mendes (FA) e Luís Caetano (Madcroc), que terminaram separados por 0,3s, ambos na frente de Noah da Silva (DR) e João Ferreirinha (Sodikart).
A título de curiosidade, em 2007, numa altura em que esta categoria se designava Intercontinental A (motores de 100cc), o vencedor de Open de Portugal de Karting foi Miguel Raposo (que acumulou vários títulos), seguido de André Monteiro e Bruno Lisboa (atual mecânico do jovem Ivan Domingues, detentor da Taça de Portugal da categoria Juvenil).