Yohan Sousa garante sensacional 11º lugar na mítica SKUSA em Las Vegas

Columns: Races

Texto Filipe Cairrão

 

Há cerca de um ano, no Kartódromo de Coloane, em Macau, Yohan Sousa brindou-nos com uma excelente prestação no Campeonato Ásia-Pacífico, ao conquistar um brilhante 5º lugar na categoria KZ – a classe rainha das competições CIK-FIA – na qual fez a sua estreia.

Na semana passada, o piloto português atravessou o Atlântico para disputar pela primeira vez a mítica SKUSA Super Nationals, que cumpriu a 21ª edição. Na emblemática competição, que reúne cerca de 500 pilotos oriundos de todos os continentes, em diferentes categorias, realizada em Las Vegas, Yohan Sousa estreou o chassis Kart Republic – idealizado por Dino Chiesa, que em 2005 também lançou o chassis Zanardi –, com a assistência técnica de José Cabo e Fernando Cabo, da equipa portuguesa Cabo Júnior Team.

Com algumas dificuldades de adaptação ao traçado, Yohan Sousa – voltou a alinhar na categoria KZ, onde pontificam os melhores pilotos do mundo – e estabeleceu o 22º melhor tempo nos treinos cronometrados, tendo depois na primeira manga de qualificação sido 15º classificado. Contudo, nas restantes duas mangas, o piloto luso, de 17 anos de idade – um dos mais novo do pelotão –, teve problemas, sendo obrigado a largar da 29ª posição na Final.

Na corrida de todas as decisões, Yohan Sousa fez uma recuperação assinalável (18 lugares) e viu a bandeira xadrez na 11ª posição, um resultado muito positivo se atendermos à lista de participantes recheadas de estrelas, com vários títulos mundiais europeus nas competições CIK-FIA, na sua maioria pilotos de fábrica. “Na Final, parti do 29º lugar e consegui recuperar 18 posições, acabando por ser 11º classificado. Foi uma excelente recuperação tendo em conta os problemas que tivemos ao nível de chassis e de motor ao longo da semana. Um grande obrigado ao meu mecânico José Cabo por todo o trabalho feito durante a semana!”, comentou o piloto português no final da competição.

O italiano Paolo De Conto (CRG/TM) – campeão do mundo – bateu toda a concorrência, enquanto os franceses Jeremy Iglesias (Praga/TM) e Anthony Abbasse (Sodi/TM) completaram o pódio, superando o holandês Bas Lammers (Sodi/TM) e o italiano Alex Irlando (Sodi/TM). Um top-5 de luxo…

Created by: fcairrao - 20/11/17

Browse by Columns

RACES

INTERVIEWS

OPINION

NEXT RACES

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter