Texto Filipe Cairrão
Fotos VVL Sport Image
Na 18ª edição das Rotax Max Challenge Grand Finals – vulgo Finais Mundiais Rotax –, que está decorrer desde segunda-feira, no Kartódromo Internacional do Algarve (KIA), em Portimão, e que se prolongará até sábado, Gonçalo Coutinho, que faz a sua estreia no ‘Mundial, rubricou hoje a 26ª melhor marca nos treinos cronometrados entre os 72 participantes da categoria Sénior, destinada a pilotos com idades a partir dos 15 anos, na qual alinham todos com chassis Sodi, sendo pneus os Mojo e, obviamente, os motores Rotax obrigatórios para todos os concorrentes nas seis categorias deste ‘Mundial Rotax’ que está a ser disputado por 360 pilotos oriundos de 59 países.
O piloto de Gondomar cumpriu a sua melhor volta aos 1531 metros do traçado algarvio em 1m00,271s, enquanto o britânico Jordan Brown-Nutley foi o mais rápido com o registo de 59,787s.
Gonçalo Coutinho – vencedor do Rotax Max Challenge Portugal da categoria Sénior –, largou assim da 11º posição na primeira manga de qualificação disputada por 36 pilotos e intrometeu-se na luta pelos melhores lugares, acabando por ver a bandeira xadrez num positivo 8º lugar, numa corrida em que se impôs o belga Félix Warge. Um concorrente viria a ser depois penalização e o piloto português cabou por ser 7º classificado.
Bom arranque para o jovem estreante português no Mundial Rotax e que amanhã irá disputar mais duas mangas de qualificação, na sexta-feira feira as pré-finais, enquanto as Finais serão discutidas no sábado.