Texto Filipe Cairrão
Fotos VVL Sport Image
Na 18ª edição das Rotax Max Challenge Grand Finals – vulgo Finais Mundiais Rotax –, que está decorrer desde segunda-feira, no Kartódromo Internacional do Algarve (KIA), em Portimão, e que se prolongará até sábado, Adrian Malheiro, que cumpre a terceira participação no Mundial, rubricou hoje a terceira melhor marca na sessão única de treinos cronometrados da categoria Micro-Max, destinada a pilotos com idades entre os 8 e os 11 anos de idade, na qual alinham todos com chassis Praga, sendo pneus os Mojo e, obviamente, os motores Rotax obrigatórios para todos os concorrentes nas seis categorias deste ‘Mundial Rotax’ que está a ser disputado por 360 pilotos oriundos de 59 países.
O piloto luso-espanhol cumpriu a sua melhor volta aos 1531 metros do traçado algarvio em 1m08,820s, enquanto o holandês Dani Van Ruiten e o croata Leon Zelenko foram os mais rápidos rubricando exatamente o mesmo (1m08,795s), tendo a pole-position sido atribuída a Van Ruiten, sendo o fator de desempate a segunda melhor volta entre ambos.
Adrian Malheiro largou da terceira posição na primeira manga de qualificação e deixou bem claro porque é um dos principais favoritos a conquistar o título mundial entre os 36 participantes. Após a partida travou um duelo intenso com o norte-americano Brent Crews e na última volta conseguiu assumir a liderança para não mais a largar até ser o primeiro a ver a bandeira xadrez. Um excelente início de Adrian Malheiro que ainda rubricou a volta mais rápida em 1m09,268s.
Amanhã serão disputadas mais duas mangas de qualificação, na sexta-feira feira as pré-finais, enquanto as Finais serão discutidas no sábado.