Rui Bastos vence na X30 Super Shifter e Ilídio Fernandes triunfa na Gentleman

Columns: Races

Texto Filipe Cairrão

Fotos VVL Sport Image

 

Na primeira prova do Campeonato Nacional de Karting da categoria X30 Super Shifter, disputada no Kartódromo Internacional do Algarve, sob a organização do AIA Motor Clube, Vítor Mendes, com chassis Sodi – sendo todos os karts equipados com motores Iame –, foi o mais rápido nos treinos cronometrados, completando a melhor volta ao traçado algarvio de 1531 metros em 57,727s, enquanto a segunda melhor marca foi assinada por Rui Bastos (BirelArt) em 58,140s, pilotos que lutam pelo título na categoria Master, para concorrentes com idade igual ou superior a 30 anos.

Nuno Silva (Kosmic) foi o terceiro mais rápido (58,242s) e o primeiro no que diz respeito à Gentleman, categoria destinada a pilotos com idade igual ou superior a 45 anos.

Vítor Mendes largou assim da pole-position na primeira manga de qualificação, mas Rui Bastos liderou as primeiras quatro voltas. A partir daí, Vítor Mendes assumiu em definitivo o comando, Rui Bastos garantiu a segunda posição e Nuno Silva o terceiro lugar, sendo o primeiro da categoria Gentleman. Joel Magalhães (BirelArt), autor da volta mais rápida em 57,876s, foi quarto classificado, enquanto Ilídio Fernandes (Sodi) fechou o top-5 e assegurou a segunda posição entre os Gentlemans.

Na segunda manga de qualificação, Rui Bastos liderou as primeiras 7 das 9 voltas ao traçado algarvio, para depois ser Vítor Mendes – com a volta mais rápida em 57,745s – a assumir o comando até final. Bastos garantiu o segundo posto, Ilídio Fernandes foi um tranquilo terceiro classificado e venceu a categoria Gentleman, tendo Paulo Martins (Sodi) assegurado a quarta posição e Frederico Castro (Maranello) o quinto lugar, sendo segundo classificado da Gentleman.

Na Final, disputada em 11 voltas, Vítor Mendes – que fez a volta mais rápida em 57,856s –, partiu da pole-position e após liderar as primeiras duas voltas foi forçado a abandonar com o motor gripado.

Rui Bastos assumiu o comando e não mais o largou até final, enquanto Ilídio Fernandes com um ritmo muito forte foi segundo classificado, terminando logo a seguir Joel Magalhães. Paulo Martins foi quarto classificado e João Dias (BirelArt) fechou o top-5, à frente de Hernâni Gonçalves (Sodi), Diogo Teixeira (Maranello), Manuel Ramos (Birel) e Luís Costa e Silva (Ricciardo).

Nuno Silva e Frederico Castro envolveram-se num incidente após a sexta volta numa altura em que lutavam pelos lugares do pódio.

Para efeitos de campeonato, Rui Bastos foi o primeiro da X30 Shifter Master, seguido de Joel Magalhães, Paulo Martins, Luís Costa e Silva, Hernâni Gonçalves, Diogo Teixeira e Vítor Mendes. Ilídio Fernandes venceu a X30 Shifter Gentleman, Manuel Ramos foi segundo, na frente de João Dias, Nuno Silva e Vítor Mendes.

A segunda prova está agendada para 8 e 9 de abril e será disputada no Kartódromo de Leiria, com a organização a cargo do Núcleo de Desportos Motorizados local.

 

Todas as classificações em:

https://speedhive.mylaps.com/Events/1365697


Created by: fcairrao - 13/03/17

Browse by Columns

RACES

INTERVIEWS

OPINION

NEXT RACES

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter