Yohan Sousa impõe-se na categoria X30 Shifter e Tiago Teixeira triunfa na Master

Columns: Races

Texto Filipe Cairrão

Fotos VVL Sport Image

 

Na primeira prova do Campeonato Nacional de Karting da categoria X30 Shifter, disputada no Kartódromo Internacional do Algarve, sob a organização do AIA Motor Clube, Tiago Teixeira, com chassis CRG – sendo todos os karts equipados com motores Iame –, foi o mais rápido nos treinos cronometrados, completando a melhor volta ao traçado algarvio de 1531 metros em 57,569ss, enquanto a segunda melhor marca foi assinada por Yohan Sousa (CRG) – o melhor Júnior –, em 57,666s.

O piloto de Paredes largou assim da pole-position na primeira manga de qualificação, mas Yohan Sousa liderou até à passagem da quarta volta, altura em que Tiago Teixeira regressou ao comando. A duas voltas para a bandeira xadrez, Yohan Sousa passou em definitivo para a liderança, tendo Hugo Marreiros (DR) garantido a segunda posição, enquanto Tiago Teixeira – o mais rápido com a marca de 57,501s – assegurou o terceiro lugar. Rodrigo Ferreira (Sodi) – que fez uma estreia notável na categoria – foi um tranquilo quarto classificado e Miguel Ramos (CRG) fechou o top-5.

Na segunda manga de qualificação, novo duelo entre Tiago Teixeira e Yohan Soiusa, com o primeiro a levar a melhor e a assinar a volta mais rápida em 57,717s. Hugo Mareiros foi um tranquilo terceiro classificado, na frente de André Serafim (Intrepid) e de Bruno Ponte (Birel). Rodrigo Ferreira e Miguel Ramos (CRG) estiveram na frente, mas depois caíram para os últimos lugares.

Na Final, disputada em 12 voltas, Yohan Sousa largou da pole-position e dominou de princípio a fim, rubricando também a volta mais rápida em 57,547s. Tiago Teixeira foi um tranquilo segundo classificado e na luta pelo terceiro lugar Rodrigo Ferreira levou a melhor, terminando imediatamente a seguir André Serafim, Luís Silva (CRG) e Hugo Marreiros. Bruno Ponte foi sétimo classificado, na frente de Simão Ventura (CRG) e de Eduardo Alves (Tonykart). Miguel Ramos abandonou logo no início e pior sorte teve Rita Teixeira (Energy) que não completou qualquer volta.  

Para efeitos de campeonato, Yohan Sousa foi o primeiro da X30 Shifter Júnior, seguido de Rodrigo Ferreira, Bruno Ponte, Simão Ventura e Eduardo Alves, enquanto Tiago Teixeira venceu na categoria dos pilotos que já completaram 18 anos, André Serafim foi segundo, na frente de Luís Silva, Hugo Marreiros, Miguel Ramos e Rita Teixeira.

A segunda prova está agendada para 8 e 9 de abril e será disputada no Kartódromo de Leiria, com a organização a cargo do Núcleo de Desportos Motorizados local.

 

Todas as classificações em:

https://speedhive.mylaps.com/Events/1365697

Created by: fcairrao - 13/03/17

Browse by Columns

RACES

INTERVIEWS

OPINION

NEXT RACES

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter