CNK Juvenil: Mariana Machado e Guilherme de Oliveira vitoriosos… Alves confirma título

Columns: Races

Luís Alves sagrou-se campeão nacional da categoria Juvenil num fim de semana com muita emoção e disputa pelos primeiros lugares. Mariana Machado triunfou na Final 1 e Guilherme de Oliveira ao vencer a Final 2 garantiu o vice-campeonato.

 

Filipe Cairrão

Fotos VVL Sport Image

 

A categoria Juvenil teve algumas das corridas mais interessantes no Kartódromo Internacional de Braga, palco da quarta e última prova do Campeonato Nacional de Karting. Luís Alves (Haase) chegava à prova decisiva com uma confortável vantagem na liderança, mas nos treinos cronometrados o mais rápido foi Guilherme de Oliveira (FA), que se apresentou bastante moralizado após ter triunfado na ronda anterior no Bombarral. O piloto de Vila Nova de Gaia parecia estar bem encaminhado para vencer a manga de qualificação, mas depois envolveu-se num toque com Jesse Doorgest (Haase), vindo a terminar no sexto lugar. O jovem piloto holandês, que chegava a Braga no segundo lugar do campeonato, venceu mesmo a manga de qualificação, na frente de Mariana Machado (Praga).

Na Final 1, a aguerrida piloto bracarense esteve ainda melhor já que passou para a frente de Jesse Doorgest e depois aproveitou um incidente entre o piloto holandês e Guilherme de Oliveira para ganhar uma vantagem que nunca mais perdeu. Oliveira ainda conseguiu recuperar o segundo lugar, terminando na frente de Tomás Ribeiro (Praga), que assim subiu ao pódio e regressou aos bons resultados depois de um fim de semana difícil no Bombarral. Luís Alves garantiu o quarto lugar e ficou em boa posição para confirmar o título de campeão, enquanto Tomás Caixeirinho (Zanardi) completou o top 5 depois de uma boa recuperação. Seguiram-se José Barros (FA), Henrique Cruz (CRG), José Duarte (Energy) e Gabriel Barros (Birel) que faz este ano a sua estreia absoluta no karting de competição e logo na difícil categoria Juvenil.

No segundo dia de competição, Mariana Machado começou por estabelecer a pole position nos treinos cronometrados, partindo na frente para uma manga de qualificação marcada por vários toques. Guilherme de Oliveira e Mariana Machado tocaram-se na segunda volta e depois Jesse Doorgest também foi afetado por esse incidente, vindo a descer até ao sétimo posto. Um toque também deixou Henrique Cruz fora de prova, enquanto Guilherme de Oliveira conseguia garantir o triunfo na manga de qualificação na frente de Mariana Machado.

Na Final 2, Guilherme de Oliveira aproveitou o facto de partir na frente para ganhar algum avanço nas primeiras voltas, mas Mariana Machado recuperou a desvantagem e aproximou-se do líder. Novo incidente entre ambos permitiu a Luís Alves passar momentaneamente pelo comando, antes de Guilherme de Oliveira recuperar o primeiro lugar e depois defender-se dos ataques do piloto de Guimarães, que já se tinha sagrado campeão nacional nesta sua primeira época na Juvenil.

Henrique Cruz, que sofreu um toque na manga de qualificação, apesar de largar da nona posição, recuperou bários lugares para ainda conseguir garantir um lugar no pódio. Prestação assinalável do piloto de Leiria que ainda foi o autor da volta mais rápida.

Jesse Doorgest e Mariana Machado completaram o top 5, resultados que deram a Guilherme de Oliveira o segundo lugar final nas contas do campeonato. Tomás Ribeiro, que também foi vítimas de alguns toques, recuperou quatro posições na Final 2 até ao sexto lugar, terminando na frente de José Barros, Tomás Caixeirinho e José Duarte. Gabriel Barros, sem sorte, foi forçado a desistir após a largada, mas ainda tem uma longa carreira pela frente.


Created by: fcairrao - 11/10/16

Browse by Columns

RACES

INTERVIEWS

OPINION

NEXT RACES

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter