Rodrigo Ferreira conquista Taça de Portugal na categoria Júnior após duelo intenso

- Races

Num fim de semana onde as temperaturas subiram bem acima dos 30 graus, Rodrigo Ferreira venceu a 35ª edição da Taça de Portugal de Karting disputada no Kartódromo de Viana do Castelo, sob a organização do Sport Clube do Porto. Simão Ventura garantiu a segunda posição após um interessante duelo com o vencedor, enquanto Rodrigo Gusmão completou o pódio. Por sua vez, Melle Ouwens assegurou o quarto lugar, na frente de Rodrigo Leitão e de João Vairinhos, que regressou ao Karting após longa paragem.

 

Texto Filipe Cairrão

Fotos VVL Sport Image

 

­Simão Ventura (CRG) e Rodrigo Ferreira (Praga) foram os principais protagonistas da categoria Júnior na pista minhota. Ventura, o mais rápido nos treinos cronometrados, impôs-se na primeira corrida de qualificação, tendo forte oposição do jovem portuense que liderou as voltas iniciais. Já na segunda corrida de qualificação, reeditou-se o intenso duelo e ambos passariam pelo comando da prova, mas com Rodrigo Ferreira a superiorizar-se no final, depois de suster os ataques de Simão Ventura. A luta entre estes dois pilotos ainda permitiu a aproximação de Guilherme Gusmão (TonyKart), que passou momentaneamente pelo segundo lugar, antes de Simão Ventura voltar a recuperar esse posto.

Face ao somatório dos resultados obtidos nas duas corridas de qualificação, Ventura garantiu a pole-position para a Final e capitalizou essa posição com um bom arranque. Rodrigo Ferreira manteve a pressão e acabaria por passar para a frente do piloto de Mira, conseguindo depois uma curta mas importante vantagem. Foi a primeira vez que Rodrigo Ferreira conquistou a Taça de Portugal, um feito valorizado pela oposição de Simão Ventura ao longo de todo o fim de semana.

Guilherme Gusmão chegou a aproximar-se do duo da frente na Final e garantiu o pódio numa das provas mais emblemáticas do panorama nacional. Seguiu-se o jovem holandês – radicado no Algarve – Melle Ouwens (Zanardi), que não baixou os braços depois de um pião na fase inicial e viria a terminar no quarto posto. Mais azarados, o ‘rookie’ Rodrigo Leitão (Tonykart) e João Vairinhos (Kosmic) foram obrigados a desistir na Final, o primeiro depois de ter chegado a rodar no quarto lugar, e Vairinhos pouco depois de ter passado para a frente de Melle Ouwens.

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter
Follow Us on Facebook