Guilherme de Oliveira vence Final emocionante da Taça de Portugal da categoria Juvenil

Columns: Races

Guilherme de Oliveira (FA) venceu a 35ª edição da Taça de Portugal de Karting, disputada este fim de semana, no Kartódromo de Viana do Castelo, sob a organização do Sport Clube do Porto. Luís Alves (Haase) e Mariana Machado (Praga) valorizaram – e de que maneira – o triunfo de Guilherme Oliveira, já que também passaram pela liderança e lutaram até final pela vitória, tendo, contudo, assegurado os segundo e terceiro lugares, respetivamente. Mas tanto Luís Alves como Mariana Machado, como sublinhou Guilherme de Oliveira no gesto assinalável de fair-play, também seriam justos vencedores.

 

Texto Filipe Cairrão

Fotos VVL Sport Image

 

Luís Alves (Haase) venceu as duas corridas de qualificação, tendo forte oposição de Mariana Machado (Praga) na primeira e na segunda de Guilherme de Oliveira (FA) – o mais rápido nos treinos cronometrados.

Face ao somatório dos resultados das duas corridas de qualificação, o piloto da Red Line Motorsport assegurou a pole-position para a Final, largando a seu lado Guilherme de Oliveira.

Na derradeira contenda, Guilherme de Oliveira arrancou bem e esteve sempre na liderança até ao último terço da corrida, altura em que Luís Alves e Mariana Machado também passaram pelo comando numa corrida que até então emocionante… passou a ser ‘ultra-emocionante’! Entre várias trocas de posições, Guilherme de Oliveira acabou por levar a melhor – conquistando a sua primeira Taça de Portugal – e, imediatamente a seguir, com uma desvantagem de apenas 0,103s, terminou o líder do campeonato nacional da categoria e campeão Cadete em 2015, Luís Alves. Por sua vez, Mariana Machado – campeã nacional em título –, sempre muito combativa na luta pela vitória, encerrou as presenças no pódio e foi a autora da volta mais rápida.

Rodrigo Correia (Ricciardo), que também arrancou bem e esteve a rodar nas voltas iniciais no segundo posto, garantiu um positivo quarto lugar, enquanto Jesse Doorgeest (Haase) – piloto holandês radicado no Algarve – que tem sido sensação no campeonato nacional (é segundo classificado no campeonato) fechou o top-5.

Bem positivo foi o resultado alcançado pelo moçambicano Rodrigo Almeida (Tonykart), dado que o piloto inscrito pela Tonykart Portugal garantiu a sexta posição, cruzando a meta ‘colado’ a Doorgeest.

José Barros (FA) concluiu a prova minhota na sétima posição, seguindo-se João Mendes (Praga), Henrique Cruz (CRG), Tomás Ribeiro (Praga), Gustavo Francisco (CRG) e Tomás Caixeirinho (Zanardi), pilotos que também tentaram lutar pelas melhores posições, mas que enfrentaram diferentes contrariedades nesta 35ª Taça de Portugal de Karting.

Created by: fcairrao - 25/07/16

Browse by Columns

RACES

INTERVIEWS

OPINION

NEXT RACES

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter