O ‘rookie’ Alexandre Areia estreou-se a vencer na categoria Sénior Max do Rotax Max Challenge Portugal – conhecido por Troféu Rotax –, impondo-se na terceira prova disputada no Kartódromo Internacional do Algarve, com a organização a cargo do Motorsport Viana Clube. Bruno Borlido garantiu a segunda posição e conservou a liderança na competição, Nuno Sousa completou o pódio, enquanto José João Oliveira e o espanhol Miquel Socias fecharam o top-5.
Texto Filipe Cairrão
Fotos VVL Sport Image
Nuno Sousa (FA) foi o mais rápido nos treinos cronometrados e manteve um andamento forte na Final 1, mas a duas voltas para a bandeira xadrez, Alexandre Areia (Praga) passou o piloto do Cabo do Mundo Kart Team, tendo este ficado a 60 milésimos de segundo do piloto do Paulo Pita Racing Team (PPRT).
Na Final 2, o primeiro a cortar a meta foi José João Oliveira (Tonykart) – autor da volta mais rápida nas três corridas –, mas depois viria a ser penalizado em 10 segundos, assim como Nuno Sousa, tendo voltado a triunfar Alexandre Areia que havia sido o segundo a ver a bandeira xadrez. O piloto de Esposende, depois de ter somado duas vitórias, bastou-lhe na Final 3 ser quinto classificado para vencer a prova algarvia e para passar da quarta para a segunda posição do campeonato.
Bruno Borlido, com problemas ao nível do motor, regressou a Viana do Castelo com o segundo lugar e conservou a liderança na competição.
Já Nuno Sousa e José João Oliveira foram os terceiro e quarto classificados, respetivamente, na prova algarvia, à frente do espanhol Miquel Socias (FA), Miguel Vieira e do madeirense Eduardo Alves (CRG) que faz este ano a sua estreia no Rotax Max Challenge Portugal e que alinha pelo Cabo Júnior Team.
A quarta prova está agendada para 16 e 17 de julho e será disputada no Kartódromo Internacional de Braga.