São 86 os pilotos – em seis categorias distintas –, 16 oriundos de Espanha, 1 de Itália e 1 da Bélgica, que este fim de semana vão disputar a terceira prova do Rotax Max Challenge Portugal 2016, no Kartódromo Internacional do Algarve (KIA), em Portimão, sob a organização do Motorsport Viana Clube, sendo a competição promovida pela Korridas e Kompanhia.
Texto Filipe Cairrão
Fotos VVL Sport Image/Nuno Maia
As categorias Júnior e Micro-Max são as mais concorridas com 21 pilotos cada, mas a Mini-Max, conta igualmente com uma boa grelha, 18 pilotos, enquanto na Max vão alinhar 8 e na DD2 – que inclui 11 ‘Masters’ (pilotos com mais de 32 anos de idade) – 7.
Hoje, a maioria dos pilotos e equipas já estão no traçado de algarvio para treinar e testar diferentes afinações, enquanto amanhã é novo o dia de treinos livres. No domingo, entre as 09h30 e as 10h40 disputam-se os treinos cronometrados, iniciando-se logo a seguir as Finais que decorrem entre as 10h45 e as 16h00, estando a cerimónia de entrega de prémios agendada para as 16h25.
Recordamos que os vencedores das categorias DD2, DD2 Master, Sénior Max e Júnior garantem o apuramento direto para as Rotax Max Challenge Grand Finals – ou ‘Mundial Rotax –, que este ano será disputado no circuito italiano de Sarno, entre 16 e 22 de outubro… sendo novidade esta temporada o facto dos vencedores das categorias Micro-Max e Mini-Max também terem pela primeira vez as suas ‘olimpíadas’, termo utilizado pelos brasileiros quando se referem ao mediático evento anual que reúne 360 pilotos.